Prevalência do tabagismo e demanda por cessação em Anápolis, GO

Autores

  • Anna Júlia Assunção Oliveira
  • Cristiane Rodrigues Milhomem
  • Marina Pereira de Souza
  • Patrícia Freitas Mendes
  • Virgílio Moreira Roriz
  • Adriano de Almeida de Lima
  • Cristine Miron Stefani Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Tabagismo - epidemiologia, Capacitação Profissional, Abandono do Uso do Tabaco

Resumo

Visando atender à demanda por cessação de tabagismo, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde desenvolve o subprograma Cessação de Fumar. Este estudo objetiva relatar os resultados de um levantamento epidemiológico realizado no município de Anápolis-GO, durante o Curso de Capacitação para atuação no subprograma. O levantamento foi realizado pelos profissionais de saúde participantes do curso, com o objetivo de estimar a prevalência do tabagismo no município e a demanda por cessação, de maneira a motivá-los a atuar no subprograma. Responderam ao questionário pessoas que transitavam no centro da cidade no dia da pesquisa, maiores de idade. Os dados foram analisados por gênero, faixa etária e status tabágico (não fumantes; fumantes passivos; experimentadores; ex-fumantes; e fumantes). Foram aplicados 543 questionários, dos quais 17% se declararam fumantes e 20% ex-fumantes. Referiram estar expostos à poluição tabágica ambiental 42% dos participantes. Dos fumantes, 75% dos homens e 57% das mulheres queriam parar de fumar. A prevalência de tabagismo e demanda por cessação observadas foram semelhantes às médias nacionais, mas a proporção de pessoas expostas à poluição tabágica ambiental foi maior, indicando a necessidade de campanhas para conscientização da população de Anápolis sobre os efeitos do tabagismo passivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Miron Stefani, Universidade de Brasília (UnB)

Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Área de Clínica Odontológica (Periodontia com ênfase em atenção básica)

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Oliveira AJA, Milhomem CR, de Souza MP, Mendes PF, Roriz VM, de Lima A de A, et al. Prevalência do tabagismo e demanda por cessação em Anápolis, GO. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];4(1):1477-8. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/196

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)