ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD

Autores

  • Helcimara Affonso Souza Uniseb
  • Sonia Vilela Bueno EERP/USP
  • Evelyn Cássia Pereira Santiago EERP/USP
  • Delaine Gibeli Viana Uniseb
  • Cristiana Bueno Almeida EERP/USP

Palavras-chave:

Planejamento de disciplina em EaD, Eixos Temáticos, Plano didático-pedagógico, Abordagem Interacionista

Resumo

Introducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helcimara Affonso Souza, Uniseb

Administradora, especialista em EAD, mestre em Engenharia de Produção (USP). Docente universitária há 8 anos, coordenadora de curso de graduação na modalidade EAD na UNISEB. Diretoria da Mapear Des. Empresarial, responsável pelos projetos de liderança e gestão de equipes.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

1.
Souza HA, Bueno SV, Santiago ECP, Viana DG, Almeida CB. ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD. Rev. G&S [Internet]. 31º de julho de 2017 [citado 18º de abril de 2024];3(1):1421-3. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)