Temporalidade e Interpretabilidade na Análise de Narrativas

Autores

  • Maria C.D.P. Lyra Universidade Federal de Pernambuco
  • Anália K. R. Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Luciane DeConti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Narrativa, Significado, Tempo, Temporalidade, Interpretabilidade

Resumo

Destacamos a importância de manter uma consistência vertical nos estudos que versam sobre narrativas para a compreensão da psique humana. Nessa direção, os princípios da temporalidade e sua íntima relação com a interpretabilidade, propostos por autores clássicos como Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, são tomados como guias na manutenção dessa consistência. Para ilustrá-la, analisamos duas narrativas versando sobre temas diversos: experiência escolar e supervisão acadêmica em psicoterapia. Na primeira, os processos de segmentação e encadeamento do tempo engajado no mundo da ação constituem elementos-chave de análise na significação da experiência escolar. Na segunda, o interdiscurso entre a estagiária e a supervisora se interliga e cria significado pela própria inter-relação entre tempos narrativos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria C.D.P. Lyra, Universidade Federal de Pernambuco

Vincula à Pós-graduação em Psicologia Cognitiva ”“ UFPE. Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Mestrado em Psicologia (Cornell University - 1975) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - Universidade de São Paulo - 1988). Pós-doutorado North Carolina University e Utah University ”“ Visiting Scholar ”“ CNPq Pesquisador Senior). Vinculada à pós-graduação em Psicologia Cognitiva ”“ UFPE. Criou, em 1989, o Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância ”“ LabCom - na UFPE, voltado para estudos sobre processos/aspectos dinâmicos do desenvolvimento no início da vida, mantendo, sobre este tema, diversas interações, muitas delas desde 1989; destacam-se as cooperações com Jaan Valsiner, Cynthia Lightfoot e Alan Fogel. Desenvolveu o modelo EEA para descrever e compreender a comunicação mãe-bebê. Adota uma perspectiva idiográfica, ressaltando-se o papel da história, chamada de processo de historicidade e concebida como necessária para o estudo do desenvolvimento humano. Desde 2011, têm crescido os estudos do desenvolvimento inserido na cultura, o que transformou o LabCom no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais ”“ LabCCom. Cooperações atuais: (a) como professora/pesquisadora no International Professional Programme in Cultural Psychology and Social Practice, liderado por Jaan Valsiner (Universidade de Aalborg, Dinamarca); (b) com o grupo de estudos sobre maternidade liderado por Ana Cecília Bastos (UFBA e UCSAL); (c) cooperação, sobretudo teórica, com Marie-Cécile Bertau (Universidade de Munique); (d) início de uma cooperação com a Neuropsicologia com Izabel Hazin e Symone Melo (UFRN); início de uma cooperação técnica com o IFPE, Belo Jardim (programa de formação continuada de profissionais da educação do IFPE sobre “a construção cultural da diversidade e suas práticas sociais”).

Anália K. R. Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Professor e Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - IFPE Linhas de Pesquisa: Sujeito da Educação: cultura e construção da identidade Educação: a construção dos sujeitos nos significados narrativos Educação e Gênero: construção histórica da identidade de professora Políticas de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Profissional do IFPE Participa dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Sujeitos da educação: Cultura e Construção da Identidade - IFPE   (líder) Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais - LabCCom (antigo - Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância - LabCom) - UFPE   (pesquisador)

Luciane DeConti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Linhas de pesquisa: Psicologia, cultura e subjetividade Cultura e Cognição Narrativa, cultura e subjetividade

Downloads

Publicado

2019-02-19

Como Citar

Lyra, M. C., Ribeiro, A. K. R., & DeConti, L. (2019). Temporalidade e Interpretabilidade na Análise de Narrativas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23043

Edição

Seção

Artigos