A REGULAÇÃO PODE SER ANTICOMPETITIVA?

UMA ANÁLISE DO MERCADO DE CAPITAIS A PARTIR DO CASO CETIP/BVMF

Autores

  • Isabela Maiolino Ministério da Justiça

Palavras-chave:

Bolsa de valores. Mercado de capitais. Concorrência. Essential facility. Regulação de monopólios.

Resumo

Propósito ”“ O presente artigo estuda os aspectos regulatórios do mercado de capitais, mais especificamente da bolsa de valores. Analisa os desdobramentos da operação de fusão entre Cetip S.A. ”“ Mercados Organizados (Cetip) e BM&FBovespa S.A. ”“ Bolsa de Valores, Mercados e Futuros (BVMF), que resultou na atual B3 ”“ Brasil, Bolsa, Balcão, e como eventuais alterações na regulação existente poderiam promover a concorrência no setor.

Metodologia/abordagem/design ”“ O trabalho utiliza metodologia descritiva, a partir de pesquisa em regulações e leis vigentes, bem como em bibliografia básica e especializada sobre o tema, com abordagem qualitativa.

Resultados ”“ Foram identificados os seguintes problemas referentes à regulação: necessidade de um alto depósito de dinheiro no início do processo de autorização do Banco Central para garantir o cumprimento das obrigações, a obrigatoriedade de uma central de serviços de compensação e liquidação prestar serviços de pós negociação e a necessidade de apresentação de documentos referentes à pós negociação ao longo do processo no Banco Central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Maiolino, Ministério da Justiça

Assessora técnica da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Advogada inscrita na OAB/DF. Foi Assistente e Coordenadora-Substituta da Superintendência-Geral do Cade, tendo atuado com investigação de cartéis, condutas unilaterais e instrução de atos de concentração, de 2015 a 2018. Diretora de Publicações da rede Women in Antitrust Brasil. E-mail: maiolinoisabela@gmail.com.

Referências

ALONSO, L. Crimes contra o mercado de capitais. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2009.
BACEN. Relatório de Vigilância do Sistemas de Pagamentos Brasileiro 2015. Banco Central do Brasil. Brasília. 2015.
CADE. Guia de Atos de Concentração Horizontais. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Brasília. 2016a.
CADE. Guia: Termo de Compromisso de Cessação para casos de cartel. 2016, atualizado em 2017. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Brasília. 2016b.
CADE. Ato de Concentração nº 08700.004860/2016-11. Requerentes: BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros e CETIP S.A. - Mercados Organizados.. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Conselheira-Relatora: Cristiane Alkimin. Voto proferido em 22 de março de 2017, data de aprovação da operação. 2016c.
CADE. Inquérito Administrativo nº 08700.002656/2016-57. Representante: ATS e ACS. Representada: B3 S.A. ”“ Brasil, Bolsa, Balcão. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. [S.l.]. 2016d.
CADE. Requerimento nº 08700.001323/2018-72. Requerente: B3 S.A. ”“ Brasil, Bolsa, Balcão. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. [S.l.]. Homologado em 03 de outubro de 2018.
CORDEIRO, L. F. G. Insider Trading e o Mercado de Capitais: tratamento legal, casos concretos e a ineficiência econômica de seu combate (Monografia). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 255. 2013.
DEMARCO, A. E. As bolsas de valores face ao desafio da desmutualização no contexto de internacionalização dos mercados regulamentados. IBMEC. São Paulo. 2008.
DOMINGUES, J. O.; GABAN, M. Direito Antitruste. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
EIZIRIK, N. L. O papel do Estado na Regulação do Mercado de Capitais. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC, 1977.
EIZIRIK, N. L. Regulação e Auto-regulação do Mercado de Valores Mobiliários. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro, São Paulo, 1985.
EIZIRIK, N. L. et al. Mercado de capitais - regime jurídico. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2011.
FILHO, C. S. Direito concorrencial: as condutas. São Paulo: Malheiros, 1998.
FORGIONI, P. A. Os fundamentos do antitruste. 8. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
GIRÃO, L. F. D. A. P. Assimetria informacional, insider trading e avaliação de empresas: evidências no mercado de capitais brasileiro (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2012.
GONÇALVES, B. M. A. O Mercado de Balcão Organizado. CETIP S.A. ”“ Balcão Organizado de Ativos e Derivativos. UFRJ. Rio de Janeiro. 2011.
GONÇALVES, P. B. A obrigatoriedade de contratar no direito antitruste. São Paulo: Singular, 2010.
GUERREIRO, J. A. T. Sobre o poder disciplinar da CVM. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro, São Paulo, p. 56-57, 1081.
HOVENKAMP, H. Unilateral Refusals To Deal, Vertical Integration, And The Essential Facility Doctrine. U Iowa Legal Studies Research Paper No. 08-31. , Julho 2008. Disponivel em: <https://ssrn.com/abstract=1144675>.
IOSCO. Objectives and Principles of Securities Regulation. International Organization os Securities Comission. [S.l.]. 2010.
JOSKOW, P. L. Regulation of Natural Monopoly. In: (EDITORS), A. M. P. A. S. S. Handbook of Law and Economics - vol. 2. [S.l.]: Elsevier, 2007. p. 1227-1348.
KÜMPEL, S. Direito do mercado de capitais - do ponto de vista do direito europeu, alemão e brasileiro. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.
MELLO, K. D. S. A organização industrial do mercado de capitais brasileiro: uma análise sobre a fusão Cetip e BM&F Bovespa. PUC-RIO, 2017. PUC-RIO. Rio de Janeiro. 2017.
MOSQUERA, R. Q. Os principais informadores do Direito do Mercado Financeiro e de Capitais. In: (COORD), R. Q. M. Aspectos Atuais do Direito do Mercado Financeiro e de Capitais. São Paulo: Dialética, 1999.
NETO, A. A. Mercado Financeiro. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
OCDE. The essential facility concept. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. [S.l.]. 1996.
OXERA. Quais seriam os custos e benefícios para mudar a estrutura competitiva do mercado para serviços de negociação e pós-negociação em Brasil? Comissão de Valores Mobiliários. [S.l.]. 2012.
VARIAN, H. R. Microeconomia: conceitos básicos. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
YAZBEK, O. Crise, inovação e regulação no mercado financeiro ”“ considerações sobre a regulamentação do mercado de derivativos de balcão. In: (ORG.), F. S. Mercado de Capitais. São Paulo: Saraiva, 2013.

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

MAIOLINO, Isabela. A REGULAÇÃO PODE SER ANTICOMPETITIVA? UMA ANÁLISE DO MERCADO DE CAPITAIS A PARTIR DO CASO CETIP/BVMF. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 27–52, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/27102. Acesso em: 26 abr. 2024.