O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo a ser avaliado e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

Diretrizes para Autores

Normas para publicação de trabalhos em Cadernos de Linguagem e Sociedade

1. Os textos submetidos à publicação (artigos de pesquisa, ensaios e resenhas) devem ser enviados no formato padrão word for windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, com até 20 páginas, sendo reduzido para 1.500 palavras no caso de resenhas. A referida quantidade inclui notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 10) e Referências bibliográficas. Se houver gráficos e anexos, o material todo não poderá ultrapassar 20 páginas, no caso de artigos, ensaios e retrospectivas. As citações de mais de três linhas deverão aparecer em tamanho 11, destacadas do texto com recuo de 4cm. A linguagem dos trabalhos deve ser acessível, clara, evitando-se jargão incompreensível. Não serão aceitos trabalhos com indícios de linguagem sexista ou com qualquer tipo de expressão preconceituosa.
2. L&S incentiva colaboradores/as de todos os países a submeter seus trabalhos de pesquisa inéditos, os quais serão avaliados anonimamente por dois membros do Conselho Editorial e Consultivo e, em caso de discordância, por um terceiro parecerista ad hoc. Os trabalhos a serem enviados para publicação poderão ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês, sob a forma de artigo, ensaio e/ou retrospectiva (estado da arte), bem como de resenha crítica. Artigos e ensaios devem ser precedidos de título e resumo em português, em inglês e em espanhol, elaborados em torno de 100 palavras, seguidos respectivamente de até 6 palavras-chave em português, em inglês e em espanhol.
3. Os trabalhos encaminhados à L&S devem primar pela originalidade e atualidade, razão pela qual não deverão ter sido submetidos à publicação em outro periódico nacional ou internacional, sendo concedidos a L&S todos os direitos autorais referentes aos textos publicados. Mestrandos/as podem realizar submissão somente em parceria autoral com doutores/as.

 

Deverão ser enviadas eletronicamente, somente pelo sistema Seer da BCE/UnB, duas vias do texto: um texto para avaliação às cegas,  a ser submetido como DOCUMENTO PRINCIPAL. Para isso, o documento deve estar ANÔNIMO. Além de não conter os dados dos autores, é preciso inspecionar o documento e retirar qualquer marca propriedade e informações pessoais que possa identificar o autor. (Veja como realizar o procedimento: https://www.youtube.com/watch?v=HrRfUR3IqEs). E uma versão completa com dados autorais deverá ser enviada como DOCUMENTO SUPLEMENTAR. Na versão completa, solicita-se aos autores um Curriculum Vitae resumido, com e-mail, em nota de rodapé (4 a 5 linhas), na primeira página do texto.

TEMPLATE para ARTIGO
1. Os títulos e subtítulos devem ser claros e breves (aconselha-se levar ao título, no máximo, 11 palavras).
2. As citações acima de três linhas deverão ser destacadas com margem superior à do texto. As tabelas e figuras deverão ser numeradas e com títulos
3. As referências citadas no texto devem ser apresentadas da seguinte forma: (FAIRCLOUGH, 2000, p. 145) ou Fairclough (2000, p. 145). Use et al. quando citar mais de três autores ou autoras. As letras a, b, c, etc. devem ser usadas no caso de serem citados trabalhos do(a) mesmo(a) autor(a) publicados no mesmo ano. Todas as referências citadas no texto devem ser organizadas por ordem alfabética e apresentadas no final do trabalho, de acordo com a ABNT.

Exemplos:
a) livro
MAGALHÃES, I. Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000.
b) Coletânea
CALDAS-COULTHARD, C. R. Man in the news. The misrepresentation of women in the news-as-narrative discourse. In: MILLS, S. (Org.) Language and gender. Interdisciplinary perspectives. Harlow: Longman, 1995. p. 226-39.
c) periódico
MEY, J. L. Speech acts and the law.  Cadernos de Linguagem e Sociedade. Brasília, v. 14, n. 2, p. 11-27, 2013. 

Autores/as com titulação inferior a de Mestre/a só poderão publicar em co-autoria com professores/as de titulação maior.
Os trabalhos serão recebidos somente através do http://periodicos.unb.br/index.php/les
O/A proponente deve completar seu cadastro no http://periodicos.unb.br/index.php/les com os seguintes dados: nome completo do(s) autor(@s), a afiliação institucional por extenso, endereço para contato, CV Lattes e cadastro ORCID. Deverão ser enviadas eletronicamente, somente pelo sistema Seer da BCE/UnB, duas vias do texto: o texto original completo e outro, sem as pistas autorais, que será encaminhado para pareceristas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.