Entre fenomenologia e hermenêutica: a condição responsiva da subjetividade

Autores

  • Marcelo Fabri Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12512

Palavras-chave:

Fenomenologia, Hermenêutica, Transcendental, Responsividade, Diálogo

Resumo

O artigo explora a relação entre fenomenologia e hermenêutica a partir da estrutura responsiva da subjetividade humana. Mesmo em sua proposta de um “retorno” ao mundo da vida, Husserl não abre mão de um eu constituinte que, ao realizar a redução, parece suspender o movimento real da vida e da linguagem. Como pode o mundo como solo fundador ser algo constituído pelo ego?  Eis o paradoxo: para se recuperar o solo fundador de toda ciência é fundamental reconhecer a pureza transcendental do ego constituinte. A pergunta que colocamos, no entanto, é esta: a referida “pureza” transcendental significa um empecilho à abertura dialógica proposta pela hermenêutica filosófica? Cumpre mostrar que não, pois, pensadas a partir da unicidade respondente (subjetividade humana), fenomenologia transcendental e atitude dialógica (hermenêutica) tornam-se modelos teóricos que, mesmo muito diferentes um do outro, fecundam-se ou se enriquecem mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Fabri, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou estágio pós-doutoral na Università di Catania (Itália), de outubro de 2004 a julho de 2005. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética Fenomenológica, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, cultura, motivação, Husserl, Levinas, ontologia fenomenológica.

Referências

CRISTÃN, R.- La filosofia come lingua europea. In: HUSSERL, E.- Crisi e rinascita della cultura europea. Trad. Renato Cristín, Venezia: Marsilio, 1999 (p. 9-26).

GADAMER, H.-G.- El giro hermenêutico. Trad. Arturo Parada, Madrid: Catedra, 1988.

GADAMER, H.-G.- Verità e método(edição bilíngue). Trad. Gianni Vattimo, Milano: Bompiani, 2000.

GADAMER, H.-G.- Linguaggio. Trad. Donatella Di Cesare, Roma-Bari: Laterza, 2005.

GADAMER, H.-G.- Hegel, Husserl, Heidegger. Trad. Marco Antonio Casanova, Petrópolis: Vozes, 2012.

HUSSERL, E.- A crise das ciências européias e a fenomenologia transcendental. Trad. Diogo Falcão Ferrer, Rio de Janeiro: Forense, 2012.

HUSSERL, E.- Meditações cartesianas e Conferências de Paris. Trad. Pedro M.S. Alves, Rio de Janeiro: Forense, 2013.

LEVINAS. E.- A l’heure des nations, Paris: Minuit, 1988.

RICOEUR, P. ”“ Percurso do reconhecimento. Trad. Nicolás Nyimi Campanário, São Paulo: Loyola, 2006.

WA L D E N F E L S, B. - Fenomenologia dell’estraneità . Trad. Gabriella Baptist, Napoli: Vivarium, 2002.

WALDENFELS, Fenomenologia dell’estraneo. Trad. Ferdinando G. Menga, Milano: Raffaello Cortina Editore, 2008.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

FABRI, Marcelo. Entre fenomenologia e hermenêutica: a condição responsiva da subjetividade. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 64–74, 2016. DOI: 10.26512/rfmc.v3i2.12512. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12512. Acesso em: 18 abr. 2024.