A semantics of love: Brief notes on desire and recognition in Georges Bataille

Autores

  • Herivelto Pereira de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v1i1.11887

Palavras-chave:

Reconhecimento. Erotismo. Transgressão. Georges Bataille.

Resumo

De acordo como o esquema hegeliano proposto por Honneth, o primeiro padrão de reconhecimento intersubjetivo, ainda abaixo da mediação jurídica, é a esfera de interações marcada por laços afetivos, ou amor. Este é considerado o primeiro estágio principalmente porque o reconhecimento está enraizado na mútua dependência dos parceiros enquanto criaturas dotadas de necessidades, que demandam cuidado e a aprovação emocional que advém daí. Nesse sentido, uma falta constitutiva emerge enquanto caráter fundamental das formas mais primitivas de interação imersas em normas sociais. E isto é importante na medida em que os outros estágios de práticas de reconhecimento dependem do primeiro, no qual os sujeitos adquirem capacidades para o pensar e o agir racional e moral na esfera pública. Contudo, poder-se-ia questionar em que medida a mesma estrutura normativa pode estar subjacente toda relação amorosa, enquanto orientada por uma afirmação da independência do sujeito, enquanto ela pressupõe sentimentos involuntários, como o gostar e a atração. Neste ponto parece importante retornar à concepção de Georges Bataille sobre a sexualidade, de modo a se poder pensar não apenas sobre os limites do reconhecimento, mas também sobre sua estrutura dialética. A noção central de transgressão ajuda a entender porque os fundamentos normativos do reconhecimento intersubjetivo relativos a pelo menos algumas relações de amor requerem uma espécie de suspensão, a qual não é a mera supressão de sua validade: a violência que reside no cerne de tais experiências eróticas e transgressivas aponta para um efeito disruptivo sobre os fatores do arranjo subjetivo formados intersubjetivamente. Este caráter altamente paradoxal que é decisivo para Bataille. As notas a seguir propõem uma reflexão sobre o que está em jogo nessa operação conceitual, e sobre o significado desse peculiar gozo das normas para um repensamento das aspirações particulares do reconhecimento em relações amorosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herivelto Pereira de Souza, Universidade de Brasília

Professor do Departamento de Filosofia da UnB.

Referências

BATAILLE, Georges. Erotism: Death & Sensuality. San Francisco: City Light Books, 1986.

BATAILLE, Georges. Guilty. Venice: Lapis Press, 1988.

BATAILLE, Georges. Visions of Excess: Selected Writings, 1927-1939. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.

BOTTING, F. & WILSON, S. (eds.) The Bataille Reader. New York: Blackwell, 1997.

HONNETH, Axel. The Struggle for Recognition: The Moral Grammar of Social Conflicts. Cambridge: MIT Press, 1995

MITCHELL, A. & WINFREE, J. K. Community and Communication; in: The Obsessions of Georges Bataille: Community and Communication. New York:

SUNY Press, 2009.

Downloads

Publicado

26-06-2013

Como Citar

SOUZA, Herivelto Pereira de. A semantics of love: Brief notes on desire and recognition in Georges Bataille. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 122–136, 2013. DOI: 10.26512/rfmc.v1i1.11887. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/11887. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos