A minha nossa voz, Delicadas Criaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48463

Palavras-chave:

Sopro, Voz, Palavra, Escuta, Performance vocal

Resumo

A minha nossa voz, experiência cênica sonoro-narrativa com contos de Oscar Wilde, primeira produção do coletivo Delicadas Criaturas, é aqui apresentada por dois de seus criadores, Nara Keiserman e Marcus Fritsch. Suas reflexões e análises expõem aspectos como espacialização, construção sonoro-corporal, interações entre performers e relações com a plateia, concebida como escutadoras/escutadores, pela ênfase primordial na Escuta, já que se encontram com os olhos vendados durante toda a performance. Os diferentes pontos de vista expostos revelam a complexidade da experiência, quando é retirada da Cena a sua comunicabilidade visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Fritsch, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professor adjunto na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Possui Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS, Mestrado e Doutorado em Teatro pela Unirio. Integra o Laboratório de Estudos Vocais, Cênicos e Musicais - grupo de pesquisa certificado no CNPq e sediado na Unirio. Possui publicação de capítulos e artigos nos seguintes temas: atuação cênica, pedagogia teatral e dramaturgia. Tem trabalhos como ator e diretor em teatro e cinema

Nara Keiserman, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora titular na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, atuando na Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC. Possui Licenciatura em História pela UFRGS, Bacharelado em Diretor de Teatro pela UFRGS, Mestrado em Artes: Teatro pela USP, Doutorado em Teatro pela Unirio, Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, Pós-Doutorado pela Unicamp. É líder do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento e membro do Laboratório Artes do Movimento e do Grupo de Pesquisa Práticas Performativas Contemporâneas. Possui publicação de capítulos e artigos nos seguintes temas: ator rapsodo, linguagem gestual, teatro narrativo, pedagogia de criação, pedagogia da atuação, teatro e espiritualidade. Tem trabalhos como atriz, encenadora, diretora de movimento e preparadora corporal de elencos.

Referências

ALVES, Rubem. O amor que acende a Lua. Campinas: Papirus, 1999.

BUARQUE, Chico. O que será (À flor da terra). Meus caros amigos. Rio de Janeiro: Philips, 1976.

GONÇALVES, Albertino (18 de junho de 2012). «Música e Cultura: As Quatro Estações de Vivaldi, os seus Sonetos, e as pinturas de Marco Ricci». Música e Cultura. Consultado em 03 de maio de 2023.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

INGOLD, Tim. Linhas: uma breve história. Tradução de Lucas Bernardes. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.

IZQUIERDO, Ivan. Silêncio, por favor. São Leopoldo: Unisinos, 2002.

JUDITH, Anodea. Rodas da vida: Um guia para você entender o sistema de chacras. Trad. Alice Xavier. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010

NANCY, Jean-Luc. À escuta (parte I). outra travessia, Florianópolis, n. 15, p. 159-172, out. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176- 8552.2013n15p159/25525

POLIAKOV, Stéphane. Anatoli Vassiliev: l’art de la composition ou le laboratoire d’Anatoli Vassiliev. Paris: Actes Sud-Papiers, 2006.

VELOSO, Caetano. Lua, Lua, Lua, Lua. Joia. Rio de Janeiro: Universal Music, 1975.

VIVALDI, Antonio. As quatro estações. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 1979.

WILDE, Oscar. Contos e Novelas. Trad. Breno Silveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Almeida, M. V. F. de, & Keiserman, N. W. (2023). A minha nossa voz, Delicadas Criaturas. Voz E Cena, 4(01), 65–98. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48463

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias