O poder dos sons e das palavras na formação do/a artista da cena
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48404Palavras-chave:
Som, Palavra, Chakras, Consciência, Artista da cenaResumo
A vocalização de palavras, sons e mantras pode auxiliar na exploração das múltiplas vibrações do corpo, permitindo a ampliação de estados de consciência. Partindo destes pressupostos, o artigo propõe uma investigação sobre o poder da produção de sons na constituição e transformação do corpo e dos estados de consciência e na compreensão de que somos seres multidimensionais. Esta pesquisa parte da percepção, em sala de aula, em cursos de formação em teatro, como estas práticas podem contribuir na criação artística e na transformação de si.
Downloads
Referências
BRENNAN, Bárbara Ann. Cura pela luz interior: conceitos avançados de cura para ter uma vida plena. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Pensamento, 2018.
BRENNAN, Bárbara Ann. Mãos de luz: um guia para a cura através do campo de energia humana. 21º. ed. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Pensamento, 2006.
CHAMORRO, Graciela. Panambizinho: lugar de cantos, danças, rezas e rituais Kaiowá. São Leopoldo: Karywa, 2017.
EMOTO, Masaru. As mensagens da água. São Paulo: Ísis, 2005.
GUEDES TERROR, Heloisa Helena. A poesia e o espírito da palavra: reflexões teológicas a partir de Meishu-Sama. Revista Eletrônica Correlatio, São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo, v.7 no.14, 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR/article/view/1029 - Acesso em 15 abr. 2023.
JUDITH, Anodea. Rodas da Vida: um guia para você entender o Sistema de Chacras. Tradução Doralice Xavier de Lima. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.
LÍRIO, Alba. Terra-Terreiro Palco-Picadeiro: uma abordagem pluridimensional e multicultural do trabalho de canto para atores. In: CURI, Alice Stefânia; MELLO, Mônica; CASTRO, Rita de Almeida (Org.). Poéticas do corpo: instantes em cena. Brasília: Unb, 2017. pp. 75-90.
MARTINS, Janaína Träsel. Alquimias sonoras na meditação com o grupo artístico Cantos de Gaia: princípios e procedimentos compositivos. Artigos-Revista Voz e Cena -Brasília, v. 01, nº 01, janeiro-junho/2020 - pp. 145-168. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31551 - Acesso em: 24 abr. 2023.
MELE, Claudia. O exercício da amorosidade no trabalho criador da/do artista da cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, p. 1-32, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19384 - Acesso em: 24 abr. 2023.
MOTTA LIMA, Tatiana; QUILICI, Cassiano; RAMOS, Luiz Fernando. Estratégias de criação e as transformações do sujeito: Grotowski, Craig e a questão da ascese. Anais do VII Congresso da Abrace. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, outubro, 2012.
MIRANDA, Roberto Silva de. A tradição dos mantras no contexto do Yoga Integral (Purna Yoga): um estudo entre Brasil e Índia. João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Ciência das Religiões/ Universidade Federal da Paraíba, 2014. Dissertação.
NAKKACH, Silvia e CARPENTER, Valerie. Solte a voz e saia pela vida cantando. Tradução Alba Lírio. Rio de Janeiro: Lirioê, 2014.
SIMPSON, Fay. The lucid body: a guide for the Physical Actor. New York: Allworth Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.