O prazer em dançar a voz e o Contato Improvisação
possibilidades para uma Voice Jam Session
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48317Palavras-chave:
Voz, Práticas vocais, Dança, Contato Improvisação, Educação somáticaResumo
O presente artigo pretende analisar aspectos da técnica de dança Contato Improvisação e aproximá-los a práticas e pedagogias vocais, permeados por elementos da educação somática. Nesse contexto, o artigo apresenta o relato de experiências desenvolvidas como intérprete em sala de ensaio com o grupo de pesquisa Corpolumen. Uma posterior investigação pessoal e interna suscitou possibilidades para pesquisar a voz como ato de dança, o que levou ao desenvolvimento, como professora e preparadora vocal, de experimentações entre voz e dança com intérpretes da Universidade Livre, as quais resultaram no que se denominou Voice Jam Session. Tais descobertas contribuem para a ampliação de investigações acerca de práticas e pedagogias para a voz em cena, revelando como por meio da percepção, da sensibilidade e da subjetividade do movimento o intérprete potencializa meios para acionar sua voz.
Downloads
Referências
COHEN, Bonnie Bainbridge. An introduction to body-mind centering, [2017?]. Disponível em: https://www.bodymindcentering.com/files/an_intro_to_body-mind_centering.pdf - Acesso em: 24 abr. 2023.
LESSAC, Arthur. The use and training of the human voice. New York City: McGraw-Hill Higher Education, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2007.
SCHMID, Jörg. Contato Improvisação como uma arte de viver [parte 2]. Tradução de Bruno Garrote. Urdimento, v. 2, n. 29, p. 177-192, Out. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/35263480/Contato_Improvisa%C3%A7%C3%A3o_como_uma_Arte_de_viver_parte_2_Tradu%C3%A7%C3%A3o - Acesso em: 24 abr. 2023.
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.