Laboratório de criatividade vocal
tópicos para uma reflexão sobre a aprendizagem do ator
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48278Palavras-chave:
Criatividade e processos de criação, Investigação Vocal, Teatro, AtorResumo
O trabalho se dedica a abordar a questão da criatividade no contexto de laboratórios de experimentação vocal. Inspirarão as reflexões em torno de tais questões, as proposições de Faya Ostrower no livro Criatividade e Processos de Criação, que serão desdobradas em sugestões metodológicas para o trabalho de uma individualidade criadora que se expressa principalmente, mas não unicamente, pela voz. Parte-se da hipótese de que a partir do estudo da criatividade e seus aspectos constituintes é viável a estruturação de proposições metodológicas para o desenvolvimento criativo do uso da voz. Dos tópicos apresentados por Ostrower, três servirão de ponto de partida para o encaminhamento das reflexões presentes: O fomento da interação social, o trabalho da sensibilidade individual e o uso da intuição nos processos vocais de criação.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993
BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998, p.19-32.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1977.
GAIARSA, José. Respiração e Circulação. São Paulo: Brasiliense: 1987.
GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
KANT, Immanuel. Crítica à razão pura. São Paulo: Edições e Publicações Brasil, 1956
MALETTA, Ernani de Castro. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Mônica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Urdimento. v. 1, n. 22. Florianópolis: UDESC, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014039/3212 . Acesso em 09 mar. 2021.
OSTROWER. Faya. Criatividade e processos de criação. 17.ed., Petrópolis: Vozes, 1987
PEREIRA, Jorge Tadeu. Aquecimento vocal na prática cênica: múltiplas vozes. Rio de Janeiro: Synergia, 2019
VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013
VERGARA, Sylvia Constant. Razão e Intuição na tomada de decisão: uma abordagem exploratória. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, jul../set. 1991. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8941 . Acesso em: Acesso em 09 mar. 2021.
VERGARA, Sylvia Constant. Sobre a razão e Intuição na tomada de decisão. Revista .de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, abr./jun. 1993. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8673 . Acesso em: Acesso em 09 mar. 2021.
WEINECK, Jurgen. Biologia do Esporte. Tradução de Anitta Viviani; revisão científica Valdir Barbanti. São Paulo: Manole, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.