Encenação polifônica
o exercício da polifonia como fundamento do processo criativo no Teatro
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45589Palavras-chave:
Teatro, Polifonia, Encenação polifônica, Instâncias discursivas, Processo criativoResumo
O autor, inicialmente, apresenta seu entendimento sobre o Teatro, que considera uma arte de natureza polifônica, fruto da simultaneidade equipolente de quatro instâncias discursivas: imagem, palavra, movimento e som. Ressalta incoerências entre essa natureza e os processos criativos dos quais participou, destacando a maior valorização de algumas dessas instâncias durante a montagem, bem como da voz do diretor. Em seguida, o autor apresenta sua proposta de criação teatral fundamentada no conceito de polifonia, denominada encenação polifônica e organizada em oito momentos cujos princípios e procedimentos são descritos e analisados.
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Referências
MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
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