Daqui do Cariri
a atuação polifônica na prática de encenadoras
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45433Palavras-chave:
Atuação polifônica, Encenadoras, Processo de encenação, Prática pedagógica, Produção cênica do CaririResumo
Aborda-se no texto a discussão sobre a atuação polifônica na perspectiva da prática de encenadoras do Cariri, sul do Ceará, que exercem mais de uma função na composição cênica e veem o processo criativo como um lugar de ampliação dos saberes, exercendo com isso a função como mediadoras do fazer teatral, potencializando a formação de artistas para o desempenho da atuação polifônica. A pesquisa dialoga com a ideia de atuação polifônica defendida por Ernani Maletta (2016), que implica na busca por um fazer artístico que responda a própria imagem polifônica do teatro, em que o indivíduo, ao assumir o seu papel na criação, possa se apropriar dos demais discursos que compõe a materialidade cênica.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. 27. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
ROCHA, Fernando. O ritual do ator em grupo: Treinamento de Atores como Cultura Coletiva. Jundiaí, SP: Paco, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.