Considerações para uma Pedagogia Vocal Relacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42945

Palavras-chave:

Voz, Pedagogia Vocal, Canto Relacional, Teatro, Voz em cena

Resumo

Este artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada: Território inseguro: Práticas para um Canto Relacional na formação vocal do ator. Trata-se de uma abordagem pedagógica sobre como a voz cantada pode gerar uma possível transformação do sujeito que canta ou que se sente bloqueado para cantar. Reflete-se também, sobre como tal prática pode auxiliar o ator em formação a superar possíveis aprisionamentos derivados de aspectos virtuosos do canto, através de um diálogo entre as vivências praticadas no grupo de pesquisa e extensão Casa Aberta da Universidade Federal de São João del Rei, em diálogo com os estudos de Jorge Larrosa Bondía e Cassiano Quilici.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Barto Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Doutorando no PPGAC/UNIRIO. Ator, cantor e professor de teatro. Membro do grupo de estudos “Voz e Tecnologia nas Artes e na Filosofia”, linha de pesquisa do POP-LAB (Laboratório de Estudos em Filosofia Pop) - UNIRIO. Colaborador externo do Grupo de Pesquisa e Extensão Casa Aberta - UFSJ

Referências

BONDIA, Jorge. Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n° 19, jan/abr, 2002.

GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas. São Paulo: Perspectiva, 2014.

QUILICI, Cassiano Sydow. O Ator Performer e as poéticas da transformação de Si. São Paulo: Annablume, 2015.

QUILICI, Cassiano Sydow. O treinamento do ator/performer e a “inquietude de si” In: Anais da ABRACE. v. 09, nº 1, 2008. [artigo completo] Trabalho apresentado no V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisas e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008b, Belo Horizonte.

QUILICI, Cassiano Sydow. Askhesis: elementos para uma genealogia da noção de treinamento In: Anais da ABRACE. v.13, nº 1, 2012. Mesa Temática no VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisas e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, Porto Alegre.

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Júnior, C. H. B. (2022). Considerações para uma Pedagogia Vocal Relacional. Voz E Cena, 3(01), 209–224. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42945

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)