A Voz do Ator

elemento fundador da cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42315

Palavras-chave:

Stanislavski, Voz, Interpretação

Resumo

A proposta de estudar o lugar e o valor da palavra na Arte do Ator é o ponto de partida deste artigo. A hipótese inicial desta investigação é o entendimento da voz como alicerce para a constituição da presença do Ator na cena. A Voz do Ator: elemento fundador da cena pretende examinar a criação poético-sonora específica da Arte do Ator através do texto O Ator deve saber falar: capítulo encontrado no livro Minha vida na Arte de Constantin Stanislavski. No texto, encontramos evidências de que a voz é o elemento chave da atuação e que o Ator, de fato, deve saber falar em consonância com elementos da musicalidade que enriquecem a percepção da Arte da fala.

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Biografia do Autor

Branca Temer, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ, Brasil

Mestre pelo Programa de Estudos Contemporâneo das Artes, UFF. Atriz formada na CAL, é integrante do Studio Stanislavski desde 2006 e sócia fundadora do Instituto do Ator (2009), onde realizou espetáculos e longa-metragens como TransTchecov (2009), Fantasmas de Guerra e Paz (2012) e, mais recentemente atuado no filme Invasão Russa na Mata Atlântica (2020) e nos espetáculos Bar Planetário Bergman e Matrioska Polifônica, sob direção de Celina Sodré. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, leciona Oratória no Instituto Apontar. Atua como preparadora de atores, com foco no trabalho vocal e textual da cena.

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

Temer, B. (2022). A Voz do Ator: elemento fundador da cena. Voz E Cena, 3(01), 241–261. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42315

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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