A Voz do ator em ambiente digital
entrevista com os sonoplastas e formadores da SP Escola de Teatro Edézio Aragão, Gregory Slivar e Raul Teixeira
Palavras-chave:
Microfone, Teatro digital, Voz aumentada, Formação de atores, SonoplastiaResumo
As medidas sanitárias para contenção da pandemia impuseram experiências inéditas no meio teatral, que precisou se adaptar ao meio remoto e digital. Esta entrevista aborda as soluções e dificuldades encontradas por Edézio Aragão, Gregory Slivar e Raul Teixeira, que estavam à frente na formação de sonoplastas no curso técnico da SP Escola de Teatro nesse período. O recorte feito para essa publicação privilegia a relação do sonoplasta om o ator, já que sua voz que passou a ser obrigatoriamente mediada. O interesse do caso dessa escola é que os cursos trabalham de modo integrado, o que nos permite observar o modo como essas experiências atravessaram a formação dos atores de um ponto de vista pouco explorado, o do sonoplasta de teatro.
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Referências
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Verbete “Gambiarra”, 2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/ - acesso em 23 de setembro de 2021.
RIBEIRO SILVA, Gregory [Gregory Slivar]. Música impura: a noção de presença na criação e performance sonora. São Paulo: PPGMUS/Universidade de São Paulo, 2016. Dissertação (Mestrado em Música).
WEGNER, Ana; LIMA SANTOS, Maria Thaís. La poétique vocale de la Cia Teatro Balagan. Pratiques de la voix sur scène: de l’apprentissage à la performance vocale. Incertains Regards, Aix en Provence, Université Aix-Marseille, Hors série, nº 2, pp. 73-86, 01/2018.
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