A Voz Desincorporada e a Face do Outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34333

Palavras-chave:

Voz desincorporada, Processo criativo, Performance artística, Dispositivos, Tecnologia

Resumo

Na época atual, em que as relações humanas ocorrem muitas vezes mediadas pela tecnologia, a voz destaca-se como elemento privilegiado nas diversas mídias. Através das vozes que nos chegam, percebemos o outro. Este artigo parte da constatação do antigo desejo do ser humano de capturar e perpetuar a voz através do desenvolvimento de dispositivos tecnológicos, deixando surgir as vozes desincorporadas, para, através de exemplos de manifestações de linguagens artísticas diversas, observar como os dispositivos têm influenciado o uso da voz nos processos criativos, resultando frequentemente em formas híbridas. O estudo reflete sobre a complexidade do fenômeno vocal no contexto contemporâneo, quando vozes virtuais e reais se interpenetram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wania Storolli, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo/SP, Brasil

artista e pesquisadora na área de voz e performance. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes e professora da área de corpo e voz dos cursos de Artes Cênicas do Departamento de Artes  (DeARTES) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Graduada em Música pela Universidade de São Paulo, especializou-se na Alemanha na área de voz e movimento. É Mestre em Musicologia e Doutora em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo, onde também realizou o Pós-Doutorado. Em 2012 foi pesquisadora convidada do Departamento de Performance Studies da New York University. Desenvolveu a prática Movimento, Respiração e Canto a partir da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf. Desde 2012 coordena o grupo L.I.V.E. (Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentacão), junto ao qual tem desenvolvido performances e intervenções sonoras fundamentadas na investigação dos recursos vocais.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ANDERSON, Laurie. Delusion. Performance. XXVIII Festival de Otõno en Primavera. Madrid: Teatros del Canal, 01 Jun. 2011.

BARBOSA, Plínio Almeida. Máquinas falantes como instrumentos lingüísticos: por um humanismo éclairé. In Línguas e Instrumentos Lingüísticos, vol. 8, julho-dezembro 2011, pp. 51-99. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/site/docentes/plinio/LingInstLing.pdf- Acesso em 14 set. 2020.

BRATER, Enoch. “The ‘I’ in Beckett's Not I.” Twentieth Century Literature, vol. 20, no. 3, 1974, pp. 189-200. JSTOR, www.jstor.org/stable/440518. Acesso em 14 set. 2020.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da Expressão Vocal. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

ELA (Her). Direção: Spike Jonze. Intérpretes: Joachin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, Scarlett Johansson. EUA: Annapurna Pictures Production, Sony Pictures, 2013. 1 DVD (126 min.).

GETHMANN, Daniel. Das Zittern der Luft: Die Erfindung der Mechanischen Stimme. In EPPING-JÄGER, Cornelia. LINZ, Erika. (Hg.) Medien/Stimmen. Köln: DuMont, 2003, pp. 211-234.

INTERNATIONAL ENCUENTRO OF THE HEMISPHERIC INSTITUTE - 8º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política. Cidade, Corpo, Ação: A política das paixões nas Américas, Jan 2013, São Paulo, 187 p.

KOLESCH, Doris. Die Spur der Stimme. Überlegungen zu einer performativen Ästhetik. In EPPING-JÄGER, Cornelia. LINZ, Erika. (Hg). Medien / Stimmen. Köln: Dumont, 2003, pp. 267 - 281.

KOLESCH, Doris. PINTO, Vito. SCHRÖDL, Jenny. (Hg.) Stimm-Welten: Philosophische, medientheoretische und ästhetische Perspektiven. Bielefeld: Transcript, 2009.

LAGAAY, Alice. What remains of voice: Thought-play arising fom the conference “Kunst-Stimmen”. In KOLESCH, Doris. SCHRÖDL, Jenny. (Hg.) Kunst-Stimmen. Alemanha: Theater der Zeit, 2004. pp 112-115.

NEUMARK, Norie. GIBSON, Ross. VAN LEEUWENN, Theo. (Ed.) Voice: Vocal Aesthetics in Digital Arts and Media. Cambridge, MA, USA: MIT Press, 2010.

OBJECT OF INTEREST: THE VOCODER. Produtores: Nate Lavey, Jay Caspian Kang. Entrevistas com Laurie Anderson, Cozmo D, David Tompkins, Frank Gentges. The New Yorker. NewYorker.com/video. 19 ago 2014. 11min32s. Disponível em: https://www.newyorker.com/video/watch/object-of-interest-the-vocoder e https://www.youtube.com/watch?v=OvR4qK0B--w- Acesso em 01 set. 2020.

PETERS, John Durham. The Voice and Modern Media. In KOLESCH, Doris. SCHRÖDL, Jenny. (Hg.) Kunst-Stimmen. Germany: Theater der Zeit, 2004. pp. 85-100.

STAHMER, Annette (ed.). Parole#1: The Body of the Voice /Stimmkörper. Cologne, Germany: Salon Verlag, 2009.

WEBER-LUCKS, Theda. Körperstimmen: Vokale Performancekunst als neue musikalische Gattung. Berlin: Technische Universität Berlin, 2005. 287 p. Tese (Doutorado em Musicologia).

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

Storolli, W. (2020). A Voz Desincorporada e a Face do Outro. Voz E Cena, 1(02), 104–119. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34333

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias