O Método Herz de Técnica Vocal
os primeiros movimentos de uma pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31548Palavras-chave:
voz, técnica vocal, método, canto, Angela HerzResumo
O presente artigo traz apontamentos iniciais do projeto de pesquisa sobre a metodologia desenvolvida pela professora Angela Herz, ao longo de seus mais de 30 anos de prática de pesquisa sobre a voz. O texto traz apontamentos sobre a Bioenergética de Alexander Lowen e a Antiginástica de Thérèse Bertherat, que inspiraram Herz no início de sua trajetória de investigação. São apresentados, de forma introdutória, alguns fundamentos do Método Herz, que se apoia na percepção e mobilização das energias vitais do corpo.
Downloads
Referências
BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987.
CARVALHO, Leticia. Um Canto que é escuta. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.
LOWEN, Alexander. Bioenergética. Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1982.
GROTOWSKI, Jerzy. A Voz. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla (orgs.). O Teatro-Laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Sesc-SP/Perspectiva, 2007. pp. 137-162.
GROTOWSKI, Jerzy. Resposta a Stanislavski. [1969], tradução de Ricardo Gomes. Revista Folhetim nº.9, 2001, pp. 02-22. Disponível em: https://livrethos.files.wordpress.com/2013/05/folhetim9.pdf. Acesso em 14 de maio de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.