Puesta en escena polifónica

el ejercicio de la polifonía como fundamento del proceso creativo en el Teatro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45589

Palabras clave:

Teatro, Polifonía, Puesta en escena polifónica, Instancias discursivas, Proceso creativo

Resumen

El autor, inicialmente, presenta su comprensión del Teatro, al que considera un arte de naturaleza polifónica, resultado de la simultaneidad de cuatro instancias discursivas: imagen, palabra, movimiento y sonido. Destaca las incongruencias entre esta naturaleza y los procesos creativos en los que participó, destacando la mayor apreciación de algunas de estas instancias durante el montaje, así como la voz del director. Luego, el autor presenta su propuesta de creación teatral basada en el concepto de polifonía, denominada puesta en escena polifónica y organizada en ocho momentos cuyos principios y procedimientos se describen y analizan.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ernani Maletta, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Professor Titular do Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), apresentando em sua tese o conceito de atuação polifônica para a formação do artista cênico. Em 2010/2011, desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Itália, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, com quem estabeleceu uma parceria profissional. Vem, desde então, atuando ativamente nesse país, tanto na criação quanto na formação artística. Autor de uma peculiar metodologia para o aprendizado de conceitos musicais próprios das Artes da Cena, bem como para a prática do canto e da execução instrumental, voltada para atores e bailarinos, registrada em seu livro “Atuação polifônica: princípios e práticas”, publicado em 2016 pela Editora UFMG. Como diretor cênico/musical, ator e cantor, é reconhecido pela participação em diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional, entre os quais se destacam trabalhos realizados com os Grupos Galpão/MG, Clowns de Shakespeare/RN e Teatro da Pedra/MG, e com os diretores Gabriel Villela/SP e Federico Tiezzi/Itália. Nos últimos anos, cabe evidenciar sua atuação na direção musical do espetáculo teatral “O Grande Circo Místico”, por indicação de Edu Lobo, e na dramaturgia musical, ao lado de Della Monica, das tragédias Ifigênia em Áulis, de Eurípides, e Electra, de Sófocles, produzidas pelo Istituto Nazionale del Dramma Antico no Teatro Greco di Siracusa/Italia, tornando-se o primeiro artista brasileiro a participar em produções desse instituto, nesse espaço que é o maior exemplo da arquitetura teatral do ocidente. É fundador e diretor do Grupo Cênico-Musical Voz&Companhia e integrante do Grupo Vocal Nós&Voz. Atua principalmente nas seguintes áreas: direção musical, direção cênica, atuação polifônica, formação do ator e preparação vocal-musical.

Citas

MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Maletta, E. (2022). Puesta en escena polifónica: el ejercicio de la polifonía como fundamento del proceso creativo en el Teatro. Voz E Cena, 3(02), 221–243. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45589

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

Categorías

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.