Chamada para o Dossiê Temático “Diálogos, Encontros e Agenciamentos da Direção Vocal com as Artes Cênicas” - Revista Voz e Cena (jun/2025)

2025-01-07

A revista Voz e Cena recebe artigos para o Dossiê Temático “Diálogos, Encontros e Agenciamentos da Direção Vocal com as Artes Cênicas” até 15 de abril de 2025 para compor o volume 6, número 1, de 2025 (jan-jun).

O aspecto relacional do fazer da Direção Vocal nas artes cênicas constitui-se como um dos eixos principais do seu carácter e identidade. Marcada por uma ética de escuta, colaboração e apoio – primeiramente à atuação, mas também à direção e às demandas do espetáculo – todo o seu trabalho se alicerça e justifica na capacidade de criar pontes dialógicas com seus interlocutores dentro das práticas e poéticas dos processos de criação. 

Nesse sentido, a Direção Vocal aproxima-se de uma visão fenomenológica que redimensiona o modo como os corpos se tornam (rel)ação na experiência da consciência – um espaço interpessoal onde se desenham diálogos vivos que nascem com e de o encontro. Mais que refletir sobre a importância dos sujeitos per se, interessa o que se passa entre eles, os ritmos decorrentes dessas conexões, as oscilações emergentes da procura por convergências e combinações possíveis, quer no movimento, quer no repouso (ou no silêncio). Explorando o contágio pela alteridade, o agenciamento, como potência que emerge no encontro, atua na amplificação desses ritmos e oscilações: um movimento que, no aqui e agora da experiência relacional, conduz o desejo de ação produtiva dentro do organismo coletivo de enunciação que é a criação cênica.

Com este dossiê temático pretendemos dar visibilidade às múltiplas formas como estes três modelos relacionais – diálogo, encontro e agenciamento – cruzam, colaborativa e interdisciplinarmente, a Direção Vocal com as Artes da Cena. Incentivando a partilha de escritas sobre casos específicos de espetáculos já realizados ou em curso – na forma de artigos, relatos, traduções, registros audiovisuais ou entrevistas, e pelas perspectivas histórica, pedagógica, metodológica, estética ou outras, inesperadas! – adiantamos alguns temas concretos que tornem visíveis:

  1. Diálogos sobre a definição, o trabalho, as diferentes designações e os contextos relacionais da direção vocal nas artes cênicas;
  2. Relatos sobre experiências de encontro da direção vocal com a atuação (abordando questões como saúde vocal; treinamento técnico; exploração criativa da elocução, do canto e da música; presença vocal, escuta e demais sonoridades na cena, etc.);
  3. O dito e o não dito nos modos de agenciamento da direção vocal com a encenação, a direção de atores ou a direção musical, e seus impactos nas relações, na vocalidade em cena e nos processos criativos; 
  4. Diálogos sobre a relevância, condições de contratação e de integração da direção vocal nas equipes e nos processos de criação (quer em contexto escolar/universitário, quer profissional); 
  5. Influências, mediações e negociações no encontro dos criadores plásticos e equipe técnica do espetáculo com a performance vocal do ator e o trabalho da direção vocal;
  6. Diálogos sobre a presença histórica da direção vocal nas artes cênicas, bem como sobre a percepção e o reconhecimento do seu trabalho pelo público.

Equipe Editorial 

João Henriques - Professor no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa) - ESTC.

Janaína Träsel Martins - Professora no Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Eugênio Tadeu Pereira - Professor aposentado no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG /Grupo Serelepe.

Letícia Carvalho - Professora no Departamento de Interpretação da Escola de Teatro da UNIRIO.

Vagner de Souza Vargas - Professor, Ator, Diretor.

Lúcia Gayotto - Diretora Vocal, Especialista em Voz.