Weaving voices

polyphony in the Oficcina Multimédia group

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45512

Keywords:

Creation process, Polyphony, Group Oficcina Multimédia

Abstract

This text presents reflections on polyphony in the Oficcina Multimédia group, from Belo Horizonte. Through documentary research in the director Ione de Medeiros’s process notebooks, we discuss the presence of polyphony in the  group’s creation process, about the formative nature of the rehearsal practices that guide the group’s polyphonic scene, in dialogue with the propositions of acting and polyphonic scene by Ernani Maletta (2016). It is also pointed out the possible correlation to established between polyphony and transdisciplinarity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Doutora em Artes-PPG Artes da EBA/UFMG. Possui Graduação e Mestrado em Letras/UFMG. Especialista em Neurociências e Comportamento pelo /ICB-UFMG e Neuropsicologia pela FUMEC. Atriz e dançarina, preparadora corporal , diretora Professora Associada do departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, com atuação no curso de Graduação em Teatro. Professora permanente da Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG . Coordenadora da Pós Graduação em Artes da EBA/UFMG (2018-2020). Diretora Adjunta de Ação Cultural da UFMG (2019- 2022). Membro pesquisador do grupo de pesquisa IMPROLAB e do CRIA: Artes e Transdisciplinaridade, do qual é vice lider. Pesquisa processos de criação em artes da cena, improvisação em dança; práticas do corpo e epistemologias nas artes e humanidades. Coordenadora do LECAC - Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena. Membro Pesquisador da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Pró-reitora adjunta de Cultura da UFMG.

Cássio Eduardo Viana Hissa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), Mestrado em Demografia pelo CEDEPLAR - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Pós-Doutorado em Epistemologia e Sociologia pelo CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2006). Formação livre: filosofia e artes. É Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Território, cultura e sociedade; Epistemologia da Geografia; Diálogo entre conhecimentos, saberes e práticas.

References

HISSA, Cássio E.V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MALETTA, Ernani. A interação música-teatro sob o ponto de vista da polifonia. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 21, n. 30, pp. 29-54, Jul-Dez. 2014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/issue/view/160. Acesso em 15 de setembro de 2022.

MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.

MEDEIROS, Ione de. Grupo Oficcina Multimédia: 30 anos de integração das artes no teatro. Belo Horizonte: I.T. Medeiros, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Do francês Eliane Lisboa. Porta Alegre: Sulina, 2005.

PAOLIELLO, Guilherme. A circulação da linguagem musical: o caso da Fundação de Educação Artística (FEA-MG). Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UFMG, 2007. Tese em Educação.

Published

2022-12-31

How to Cite

Ribeiro, M. M., & Hissa, C. E. V. (2022). Weaving voices: polyphony in the Oficcina Multimédia group. Voz E Cena (Voice and Scene), 3(02), 14–26. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45512

Issue

Section

Thematic Dossier - Articles

Categories