As noites performáticas no Festival Junino Jeca Tatu de Parauapebas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.49351

Palavras-chave:

Quadrilhas juninas de Parauapebas, Liajuper, Festival junino

Resumo

As reflexões neste trabalho evidenciam as quadrilhas juninas de Parauapebas, sudeste do estado do Pará, objetivando: (i) apresentar o contexto de origem da festa junina; (ii) refletir como as modificações na dança ocorreram ao longo do tempo; (iii) correlacionar a forma de dançar das quadrilhas juninas tradicionais com a semelhança dos povos originários Xikrins do Cateté; (iv) descrever a corporeidade, os elementos visuais e sonoros da cena performática apresentas pelas danças de quadrilhas de Parauapebas, demonstradas no Festival Junino Jeca Tatu, organizado pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas e Região (LIAJUPER) no fazer junino. Utilizamos como metodologia e abordagem alguns teóricos sobre o tema, mas sem exaustão, pois a intenção é visibilizar a organização do festival no município. Assim, entende-se que as estéticas e as poéticas das quadrilhas juninas sejam vistas na urgência de políticas culturais amplas na cidade.

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Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador/BA, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Crítico teatral.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Sousa, I. V. de. (2023). As noites performáticas no Festival Junino Jeca Tatu de Parauapebas. Voz E Cena, 4(02), 174–202. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.49351

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