Transfeminismo
Palabras clave:
Transfeminismo, Resenha, Letícia Nascimento, Trans*Resumen
Esta resenha discute o livro “Transfeminismo” escrito por Letícia Nascimento. O objetivo principal da obra é apresentar o transfeminismo como uma corrente do feminismo e tornar suas discussões acessíveis. O livro é organizado para fornecer noções básicas sobre gênero e identidade nos primeiros capítulos e aprofundar a discussão sobre transfeminismo posteriormente. Nos capítulos finais, são apresentadas demandas sociais e políticas do movimento. A autora destaca a diversidade de experiências e identidades dentro do movimento feminista, enfatizando a necessidade de superar universalidades e essencialismos. Com uma escrita acessível, a obra contribui para a popularização do debate feminista e a pluralização das vozes dentro do movimento, servindo como um guia conceitual para se iniciar nos debates feministas.
Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.
BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.
COLLINS, Patricia H. Aprendendo com a outsider whithin: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 99-127, 2016.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LUGONES, María. Rumo a um feminismo decolonial. Estudos Feministas. Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 935-952, 2014.
NASCIMENTO, Letícia Carolina do. Transfeminismo. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Estudos Feministas. Florianópolis, v. 8, n.2, p. 9-41, 2000.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ. A invenção das mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo Produções, 2021.
RODOVALHO, Amara Moira. O cis pelo trans. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 365-373, jan-abr. 2017
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).