O Preconceito linguístico e o ensino da língua portuguesa como um potencial instrumento para a segmentação das classes sociais no Brasil

Autores

  • Nair dos Santos Caldeira Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira LTDA
  • Hellen Gomes da Silva Centro Universitário Newton Paiva
  • Leandro Junio Gonçalves dos Santos Centro Universitário Newton Paiva
  • Uinny Rodrigues Neto de Oliveira Centro Universitário Newton Paiva

Palavras-chave:

Preconceito Linguístico, Gramática normativa, Segmentação das classes sociais

Resumo

Visando a abordar o tema do preconceito linguístico, foi traçada, neste artigo, uma relação entre o ensino da gramática normativa, o preconceito linguístico, o sistema educacional no Brasil e a estratificação social, sendo este o objetivo geral do trabalho. Através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, foram consideradas as teorias de autores como Marcos Bagno (2015) e Carlos Alberto Faraco e Ana Maria Zilles (2017) acerca da temática. Também, com base nos contextos históricos, observou-se que uma cultura linguística normativa, surgida há muitos séculos, teve seu início entre as elites das sociedades e ao longo da história contribui para a
manutenção de uma sociedade segmentada.

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Referências

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Publicado

29-05-2025

Como Citar

dos Santos Caldeira, N., Gomes da Silva, H., Gonçalves dos Santos , L. J., & Rodrigues Neto de Oliveira, U. (2025). O Preconceito linguístico e o ensino da língua portuguesa como um potencial instrumento para a segmentação das classes sociais no Brasil. Revista Textos Graduados, 10(1), 21–31. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/55226