Cena Cigana Artística: Musicar interétnico, lutas e imaginários

Autores

  • Isabella Almeida de Abreu Aquino Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)

Palavras-chave:

Ciganos, Música, Etnicidade, Musicar

Resumo

Essa pesquisa buscou compreender os efeitos do contato interétnico entre ciganos e não-ciganos em uma cena musical localizada em São Paulo. O foco se deu em investigar de que forma dançarinas, músicos e artistas constroem significados, conduzem suas trajetórias, e produzem e reproduzem uma localidade conjunta por meio do musicar. Através da etnografia, desvelou-se a relação entre imaginários sociais e fazeres artísticos, assim como a possibilidade da música ser empregada enquanto ferramenta de luta e sobrevivência. A multiplicidade dos modos de ser e pertencer e uma mistura de brasilidades e ciganicidades conferem à “cena cigana artística” seus contornos peculiares.

 

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Publicado

15-07-2024

Como Citar

Almeida de Abreu Aquino, I. (2024). Cena Cigana Artística: Musicar interétnico, lutas e imaginários. Revista Textos Graduados, 9(2), 21–33. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/40180