POR UMA SEGURANÇA PÚBLICA AMEFRICANA
CONSIDERAÇÕES SOBRE A EMERGÊNCIA DE UMA SEGURANÇA PÚBLICA AFRODIASPÓRICA
Palavras-chave:
Amefricanidade, Segurança Pública, Racismo, EpistemologiaResumo
Este trabalho tensiona o posicionamento que o campo científico da segurança pública brasileira tendo em vista os fatores locais que configuram a realidade violenta do país, principalmente no tocante à pauta do genocídio da juventude negra. De modo que o trabalho possui, como principal hipótese, o entendimento de que a dinâmica racial e colonial no Brasil projetam teorias e epistemologias estrangeiras, que correspondem ao centro colonial e perpetuam o racismo na segurança pública, as quais impossibilitam políticas que re itam agendas e desa os brasileiros à segurança pública. Nesse sentido, serão abordadas algumas continuidades epistemológicas, ontológicas e sociológicas entre África e Brasil na diáspora africana, que corroborem a perspectiva amefricana, de Lélia Gonzalez sobre a formação do Brasil e, a partir desta perspectiva, propor uma redução sociológica, em consoná‚ncia com Guerreiro Ramos, sob o campo da segurança pública, como ferramenta metodológica para se alcançar a amefricanidade no campo em questão.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: difel, 1989.
CABRAL, Amílcar. O papel da cultura na luta pela
Revista Textos Graduados - Número 1, volume 7, Janeiro de 2021.
independência. 1972
CARDOSO, Fernando Henrique. Pronunciamento do Presidente da República na Abertura do Seminário Multiculturalismo e Racismo. In: Anais do Seminário Internacional Multiculturalismo e Racismo: O papel da ação a rmativa nos estados democráticos contemporâneos. Souza, Jessé (org.) et alii. Brasília, Ministério da Justiça/ Secretaria Nacional de Direitos Humanos, 1997.
CARLINI, Elisaldo Araújo. A história da maconha no Brasil. J bras psiquiatr, v. 55, n. 4, p. 314-317, 2006.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese de Doutorado
CARRINGTON, Kerry; HOGG, Russell; SOZZO, Maximo. Southern criminology/Criminologia do Sul. Direito e Práxis, v. 9, n. 3, p. 1932-1962, 2018.
CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da Libertação. Tradução: Sylvia Moretzsohn. Rio de Janeiro: Revan, 2005.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2019.
GÓES, Luciano et al. A” tradução” do paradigma etiológico de criminologia no Brasil: um diálogo entre Cesare Lombroso e Nina Rodrigues da perspectiva centro- margem. 2015.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, no. 92/93, 1988.
GORENDER, Jacob. Correntes sociológicas no Brasil. Ramos, Alberto Guerreiro. A redução sociológica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996.
IPEA e FBSP. Atlas da Violência 2017. Rio de Janeiro: IPEA, 2017.
IPEA e FBSP. Atlas da Violência 2018. Rio de Janeiro: IPEA, 2018.
MEDEIROS, Marcelo de Almeida; VIEIRA, Amanda Aires. Lógicas de Centro versus dinâmicas de margens: a questão subnacional na União Européia. Contexto int., Rio de Janeiro , v. 29, n. 2, p. 363-392, Dec. 2007 .
MOREIRA, J. A luta contra as degenerações nervosas e mentais no Brasil (comunicação apresentada no Congresso Nacional dos Práticos). Brasil Médico 1922; II: 225-6.
NASCIMENTO, Abdias. Racial Democracy in Brazil, Myth or Reality?: A Dossier of Brazilian Racism. Sketch Publishing Company, 1977.
___________________. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Editora Perspectiva SA, 2016.
RAMOS, Alberto Guerreiro. A Redução Sociológica: Introdução ao Estudo da Razão Sociológica. Rio de Janeiro: Editoral MEC/ISEB. 1996 [1972].
__________________. Introdução crítica à sociologia brasileira. Editora UFRJ, 1995.
SAAD, Luísa Gonçalves. Fumo de negro: a criminalização da maconha no Brasil (1890-1932). Universidade Federal da Bahia, 2013.
VARGAS, João Costa. A diáspora negra como genocídio: Brasil, Estados Unidos ou uma geogra a supranacional da morte e suas alternativas. Revista Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Brasilia DF, v. 1, n. 2, p. 31-65, out./2010.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Editora Revan, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).