MÍDIA E PARLAMENTO
O CASO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF
Palavras-chave:
Mídia, Política, Parlamento, Impeachment, Dilma RousseResumo
A pesquisa, a qual este trabalho se refere, centra-se na relação entre a mídia e o parlamento. Analisa-se os discursos proferidos pelos Deputados Federais da 55a legislatura da Cá‚mara dos Deputados do Brasil, durante o processo de impeach-ment da ex-presidente Dilma Rousse , tendo como foco a frequência com que as matérias produzidas pelos três jornais nacionais mais in uentes (Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo) foram utilizadas em seus pronunciamentos. Tem-se, portanto, a ausência de uma clara de nição de que a atuação da mídia, dada de forma enviesada a favor da retirada de Dilma, foi um fator determinante para que o deputado de nisse o seu voto ou se empenhasse em convencer os seus pares. O uso da informação midiática acontece, majoritariamente, para satisfazer as necessidades retóricas do parlamentar.
Downloads
Referências
CAMARGO, B. V. ALCESTE: Um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In Moreira, A. S. P.; Camargo, B. V.; Jesuíno, J. C.; Nóbrega, S. M. (Eds.) Perspectivas teórico-metodológicas em representações so- ciais (pp. 511-539). João Pessoa: Editora da UFPB. (2005).
FSB COMUNICAÇÕES. Mídia e Política 2016: hábitos de informação e monitoramento político; 6. ”“ Brasília: FSB Comunicação, 2016.
KATZ, Elihu. A propos des médias et de leurs e ets. In: SFEZ, Lucien; COUTLÉE, G. (orgs.), Technologies et symboliques de la communication, PUG, Grenoble, 1990.
LIPPMANN, W. Opinião Pública. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2008.
MANCHETÔMETRO. Disponível em: < http:// http:// www.manchetometro.com.br/ > Acesso em 29 de julho de 2017.
MARCHAND, P.; P. RATINAUD. L’analyse de similitude appliqueé aux corpus textueles: les primmaires socialistes pour l’election présidentielle française. Em: Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT 2012. (687”“699).
MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Ed. Loyola Jesuítas, 12a edição, 2012.
MESSENBERG, Débora. A Elite Parlamentar do Pós-con- stituinte: Atores e Práticas. Ed. Brasiliense, 2002.
MIGUEL, Luis Felipe; MÁXIMO, Helena. Ecos da mídia no discurso parlamentar. Revista Sul-Americana de Ciên-
cia Política, Pelotas, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).