Desafios trabalhistas e resistências femininas em contexto universitário

Autores

  • Alice Vieira Crepory Universidade de Brasília (UnB)
  • Verônica Milhome Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Trabalho Feminino, Terceirização, Capitalismo e Gênero, Maternidade, Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de contextualizar a situação vivida por trabalhadoras terceirizadas da UnB, responsáveis por cuidar do espaço físico da Universidade. A partir da entrevista realizada com a trabalhadora que chamaremos de Juliana, percebemos como a vida dessas mulheres é afetada, de muitas formas, pela falta de reconhecimento social de sua profissão. A terceirização já é uma condição que precariza as possibilidades de proteção sindical, e, além disso, vemos que a desigualdade de gênero e o racismo contribuem para acentuar esse quadro de desvalorização da força de trabalho. A falta de apoio institucional em momentos como a gestação e a maternidade, por exemplo, são fatores que desumanizam as relações laborais, prejudicando a saúde mental das mulheres que, por vezes, têm que se submeter a uma visão mecanicista e disciplinadora de seus corpos. Autoras como Silvia Federici e Angela Davis nos oferecem a base teórica para pensar essa conjuntura sob um enfoque feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIROLI, Flávia. Divisão Sexual do Trabalho e Democracia. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 59, 2016.
BIROLI, Flávia. Como a relação entre maternidade e desigualdade salarial afeta as mu-lheres. Entrevista por Juliana Domingos. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/12/Como-a-relação-entre-maternidade-e-desigualdade-salarial-afeta-as-mulheres>. Acesso em: 2 de julho de 2018.
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. São Paulo: Elefante, 2017.
MATTAR, Laura Davis; DINIZ, Carmen Simone Grilo. Hierarquias reprodutivas: ma-ternidade e desigualdades no exercício de direitos humanos pelas mulheres. São Paulo: Interface, 2012.
PEREIRA, Bergman de Paula. De escravas a empregadas domésticas - A dimensão so-cial e o "lugar" das mulheres negras no pós-abolição. São Paulo: PUC - SP, 2011.
PETCHESKY, Rosalind Pollack. The Body as Property: A feminist re-vision. Califor-nia: University Of California Press, 1995.
STRATHERN, Marilyn. Necessidade de pais, necessidade de mães. Revista Estudos Feministas. 1995.
TRISTAN, Flora. União Operária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015.

Downloads

Publicado

15-07-2019

Como Citar

Crepory, A. V., & Milhome, V. (2019). Desafios trabalhistas e resistências femininas em contexto universitário. Revista Textos Graduados, 5(2), 75–91. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/26184