O refúgio em pauta: Uma análise do filme “Monsieur Lazhar. O que traz boas novas”

Autores

  • Daniel Marinho Praciano Instituto de Ciências Sociais, UnB

Palavras-chave:

Antropologia das Migrações

Resumo

O presente artigo toma como base de análise o filme “Monsieur Lazhar ”“ O que traz boas novas”, empreendendo uma leitura das vivências do personagem-título da obra, um argelino em busca de refúgio no Canadá, a partir da produção acadêmica a respeito das questões de migração e refúgio. Assim, após apresentar a história do filme destaco questões como a indefinição da situação do refugiado, o múltiplo pertencimento cultural por ele vivida e as burocracias envolvidas no processo de busca de refúgio, utilizando momentos específicos da película em análise como exemplos e buscando relacionar a experiências do personagem com aquelas vividas, na realidade, por refugiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLO, Martha Nubia. Identidad y desplazamiento forzado. In: Revista de aportes andinos, no. 8. Enero, 2004.

CAVALCANTI, Leonardo & PARELLA, Sonia. 2013. El retorno desde uma perspectiva transnacional, Rev. Interdiscipl. Mobil. Hum.

HAMID, Sônia C. 2012. (Des) Integrando refugiados: os processos do reassentamento de palestinos no Brasil. Tese de Doutorado, PPGAS/UnB.

NATIONAL PUBLIC RADIO (NPR). ‘Lazhar’: In a crisis, an outsider finds his place. Disponível em:<https://www.npr.org/2012/04/15/150520371/lazhar-in-a-crisis-anoutsider-finds-his-place>Acesso em: 18 de maio de 2018.

PACÃFICO, Andrea Pacheco. O capital social dos refugiados: bagagem cultural versus políticas públicas. Tese de doutoramento em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ”“PUC-SP. São Paulo, 2008.

SAYAD, Abdelmalek. 1998. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp.

THE GLOBE AND MAIL. Monsieur Lazhar: A movie that could have been written for Fellag. Disponível em <https://www.theglobeandmail.com/arts/awards-andfestivals/monsieur-lazhar-a-movie-that-could-have-been-written-forfellag/article548064/>.Acesso em: 22 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

15-08-2018

Como Citar

Praciano, D. M. (2018). O refúgio em pauta: Uma análise do filme “Monsieur Lazhar. O que traz boas novas”. Revista Textos Graduados, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/14295