A melhor e a pior coisa que fará na vida: A imigração a partir do olhar de um refugiado sírio em Brasília

Autores

  • Nathália Barcelos Ubialli Instituto de Ciências Sociais, UnB

Palavras-chave:

Antropologia das Migrações

Resumo

A proposta deste artigo é refletir acerca da subjetividade dos migrantes a partir da análise etnográfica de um caso especifico de um jovem sírio refugiado em Brasília, George Al Nemeh. Para isso, buscarei tratar de algumas questões que envolvem a migração no Brasil e na Síria. Posteriormente pretendo refletir sobre a conceitualização da imigração de uma forma mais específica, trazendo algumas ideias iniciais sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Joelma Carmo de Melo. Reassentamentos urbanos de imigrados palestinos no Brasil: um estudo de caso do “campo” de Brasília. Joelma Carmo de Melo Barbosa; orientadora: Maria Alice Rezende de Carvalho. Dissertação (Mestrado) em Sociologia e Política Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

GOETTERT, Jones Dari. Gentes, migração e transitividade migratória. Espaço Plural. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon, Brasil. vol. X, núm. 20, enerojunio, 2009, pp. 53-62.

_____________. O espaço e o vento: olhares da migração gaúcha para Mato Grosso de quem partiu e de quem ficou. - Doutorado, MS: Editora da UFGD, 2008, pp. 488.

HAMID, Sônia C. (Des)Integrando refugiados: os processos do reassentamento de palestinos no Brasil. Tese de Doutorado, PPGAS/UnB, 2012.

JACOB, Jamila Miguel. Sírios e libaneses: árabes diferentes, brasileiros iguais ou de como a identidade étnica se transforma e se mantém. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) ”“Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SANTOS, Miriam. “Os estudos históricos sobre a imigração no Brasil”. In Ferreira, Ademir et. Al (Orgs.). A experiência migrante. Entre deslocamentos e reconstruções. Rio de Janeiro: Garamond, 2010, pp. 99-103.

SAYAD, Abdelmalek. O retorno: elemento constitutivo da condição do migrante. Travessia, v. 13, n. esp., jan. 2000.

______________. A Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.

SEYFERTH, Giralda. “Os estudos históricos sobre a imigração no Brasil”. In: FERREIRA, Ademir et. Al (Orgs.). A experiência migrante. Entre deslocamentos e reconstruções. Rio de Janeiro: Garamond, 2010, pp. 103-122.

SIMMEL, G. O Estrangeiro. In: MORAES FILHO, E. (Org). Georg Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

______________. “A metrópole e a vida mental”. In: VELHO, O.G. (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, pp.11-25. Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Dados sobre refúgio no Brasil. In: www.acnur/portugues/recursos/estatisticas/dados-sobre-refugio-nobrasil .

Downloads

Publicado

15-08-2018

Como Citar

Ubialli, N. B. (2018). A melhor e a pior coisa que fará na vida: A imigração a partir do olhar de um refugiado sírio em Brasília. Revista Textos Graduados, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/14294