Nacional versus internacional no modernismo brasileiro: a proposta da obra plástica de IUsmael Nery
Résumé
Ismael Nery, associado à s resoluções plásticas expressionistas, futuristas e surrealistas, imprimiu em imagens pictóricas idéias sobre as permanências e as essências do corpo humano abstraído do tempo e do espaço. Pintura e desenho eram mais instrumentos para as inquietações metafísicas do que um exercício para dominar uma técnica. Logo, os temas brasileiros, que interessavam à visualidade nacional, no contexto do modernismo brasileiro, ficaram ausentes de sua obra, como estavam também alheios à s suas preocupações plásticas ou visuais. Portanto, o esquecimento e a "ressurreição" de Ismael Nery são faces da mesma moeda. O tema nacional rejeitado por Ismael marginalizou o artista, não só em vida, mas, sobretudo, depois de sua morte; a crise do tema nacional depois da Segunda Guerra possibilitou trazer a sua obra ao mundo das artes. O desenvolvimento de uma nova visualidade, ao criar uma nova sintaxe visual no Brasil possibilitou a reabilitação de Ismael Nery.