Nacional versus internacional no modernismo brasileiro: a proposta da obra plástica de IUsmael Nery

Autores/as

  • Maria Bernardete Ramos Flores UFSC

Resumen

Ismael Nery, associado às resoluções plásticas expressionistas, futuristas e surrealistas, imprimiu em imagens pictóricas idéias sobre as permanências e as essências do corpo humano abstraído do tempo e do espaço. Pintura e desenho eram mais instrumentos para as inquietações metafísicas do que um exercício para dominar uma técnica. Logo, os temas brasileiros, que interessavam à visualidade nacional, no contexto do modernismo brasileiro, ficaram ausentes de sua obra, como estavam também alheios às suas preocupações plásticas ou visuais. Portanto, o esquecimento e a "ressurreição" de Ismael Nery são faces da mesma moeda. O tema nacional rejeitado por Ismael marginalizou o artista, não só em vida, mas, sobretudo, depois de sua morte; a crise do tema nacional depois da Segunda Guerra possibilitou trazer a sua obra ao mundo das artes. O desenvolvimento de uma nova visualidade, ao criar uma nova sintaxe visual no Brasil possibilitou a reabilitação de Ismael Nery.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Bernardete Ramos Flores, UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Publicado

2009-12-24

Cómo citar

Ramos Flores, M. B. (2009). Nacional versus internacional no modernismo brasileiro: a proposta da obra plástica de IUsmael Nery. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 16(1), 41–60. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/28007