Sobre tolerância, hegemonia e ideologia: Ernesto Laclau e Slavoj Žižek

Autores

  • Camila Batista Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

multiculturalismo; tolerância; ideologia; hegemonia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo definir as concepções de tolerância, hegemonia e ideologia presentes na obra En defensa de la intolerancia (2007) de Slavoj Zizek na qual o filósofo concebe a tolerância como um novo tipo de ideologia mascarada pelo neoliberalismo multicultural. Privilegiaremos o diálogo com Ernesto Laclau, pois o uso dos conceitos como “hegemonia” e “lógica da equivalência” articulam um tipo de crítica com o conceito de tolerância como ideologia. Através do conceito de cadeia equivalencial, apresentaremos como se articula a tolerância de maneira a neutralizar a política, bem como do termo “solidariedade”, que em Laclau possui um significado positivo, mas que em Zizek funcionam como o sustentáculo da hegemonia ideológico política. Por fim, uma análise do papel da mídia nesse contexto tornará possível ligar os conceitos dispostos no corpo do texto para que se possa compreender o que, para Slavoj Zizek, implica a tolerância na política atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2016). Cursa mestrado na mesma instituição, na área de Ética e Política, sob orientação de Horacio Luján Martínez.

Referências

ARENDT, Hannah. We refugees, in Marc Robinson (ed.), Altogether Elsewhere. Writers on Exile, Washington: Harvest Books, 1996.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonía y estrategia socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid: Siglo XXI, 1987.

LACLAU, Ernesto. La razón populista. Madrid: Fondo de cultura económica, 2005.

________. Poder e representação. In: Estudos Sociedade e Agricultura, 7, dezembro 1996: 7-28.

________. Populismo: qué nos disse el nombre? In PINAZZA, Francisco (Org.). El populismo como espejo de la democracia. Buenos Aires: Fonde de Cultura Economica, 2009.

ŽIŽEK, Slavoj. En defensa de la intolerancia. Madrid: Sequitur, 2007.

______.Elogio da Intolerância. Lisboa: Relógio d`água, 2006.

______. Eles não sabem o que fazem: sublime objeto da ideologia. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de janeiro: Jorge Zahar editor, 1992.

______. Eu sou estúpido e maldoso: 2015a. Disponível em: < https://blogdaboitempo.com.br/2015/02/16/eusou-estupido-e-maldoso-zizek-esclarecesua-posicao-sobre-o-je-suis-charlie/>.

______. Perturbação numa redoma: 2015b. Disponível em: < https:// blogdaboitempo.com.br/2015/11/20/perturbacao-numa-redoma-zizek-escrevesobre-os-atentados-em-paris/>.

Downloads

Publicado

23-03-2018

Como Citar

Batista, C. (2018). Sobre tolerância, hegemonia e ideologia: Ernesto Laclau e Slavoj Žižek. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/7386