O teatro da Justiça

Entrevista com Maria Augusta Ramos

Autores

  • Maria Augusta Ramos

Palavras-chave:

Entrevista, Maria Augusta

Resumo

Entrevista com a cineasta Maria Augusta Ramos que, de Amsterdã, fala de seus documentários Justiça (2004), Juízo (2007) e O Processo (2018), com foco na arquitetura do teatro da justiça brasileira. No documentário O Processo todos os elementos dos primeiros filmes ”“ discurso direto, cenas cotidianas, a câmera colada à parede, invisível ”“ parecem dar a ver o mesmo cenário em sua complexidade política, ou em grande angular. As saletas de mobiliário vulgar das varas e tribunais dão lugar aos palácios de Brasília. O teatro jurídico, que nos outros documentários tem algo de apequenado, aqui aparece em sua magnitude, como em um crescendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Ramos

Cineasta e diretora. Formada em Música pela Universidade de Brasília, possui também formação na área pela Radio France (Paris) e pela City University (Londres). Estudou edição e direção na Academia Holandesa de Televisão e Cinema. Um de seus últimos projetos, O Processo de 2018, foi selecionado para o Festival e Berlim.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

Ramos, M. A. (2019). O teatro da Justiça: Entrevista com Maria Augusta Ramos. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 2(3), 59–65. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/24469