Walter Benjamin e a dialética da felicidade e da justiça

Autores

  • Márcio Jarek UFPR

Palavras-chave:

Vida, Justiça, Felicidade, Política, História, Walter Benjamin

Resumo

O presente artigo visa apresentar alguns aspectos da avaliação de Walter Benjamin, em seu período de juventude, sobre a possibilidade da justiça e de sua relação com a noção de felicidade. Para tanto, o pensador questiona concepções de vida e de história que estariam atreladas a perspectivas míticas que impedem a promoção “messiânica” de uma vida mais elevada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Jarek, UFPR

É doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2016) e mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2006) com pesquisas que relacionam estética, política e educação no pensamento de Walter Benjamin. Realizou período de doutorado sanduíche (2014-2015) na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, sob orientação do Prof. Dr. Patrice Vermeren. Possui licenciatura em filosofia (2002) e especialização em filosofia com ênfase em ética (2004), ambas pela PUCPR. Também foi o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte do município de Tijucas do Sul, Estado do Paraná, foi professor de filosofia da rede pública de ensino do Estado do Paraná (2003-2010), foi professor das disciplinas de ética e de filosofia dos cursos de graduação e de especialização da PUCPR entre os anos de 2008 e 2016 e lecionou as disciplinas de filosofia e de ética na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2010 e 2017-2018). Atualmente é pesquisador em nível de pós-doutorado do NESEF - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR e professor colaborador de filosofia e de fundamentos da educação no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. 

Downloads

Publicado

02-05-2019

Como Citar

Jarek, M. (2019). Walter Benjamin e a dialética da felicidade e da justiça. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 2(3), 4–13. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/24451