Direito e inclusão da pessoa com deficiência:

uma análise orientada pela Teoria do Reconhecimento Social de Axel Honneth

Autores

  • Mariana Moron Saes Braga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • Aluisio Almeida Schumacher Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Palavras-chave:

Inclusão, Legislação, Deficiência, Reconhecimento Social, Teoria Crítica

Resumo

A legislação que fundamenta a inclusão da pessoa com deficiência na escola e na empresa vigora desde o final dos anos 1980. Devido à obrigatoriedade, pessoas com deficiência têm sido matriculadas nas escolas e contratadas por empresas. Esta pesquisa analisa tal processo de inclusão, sob a ótica da teoria do reconhecimento social de Honneth. Com base em seu conceito tridimensional de reconhecimento, mostramos, inicialmente, que a inclusão compreende dois processos articulados: individuação e inclusão. Em seguida, realizamos um estudo da legislação, finalidades e estratégias de consecução, mostrando que a perspectiva adotada permite interpretar a lei de modo mais generoso, desfazendo um equívoco positivista derivado de uma redação imprecisa. Por fim, desenvolvemos algumas considerações acerca da condição de escolas e empresas implementarem a legislação de maneira a efetivar a inclusão/individuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Moron Saes Braga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília,SP.

Aluisio Almeida Schumacher, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília,SP.

Downloads

Publicado

03-03-2016

Como Citar

Braga, M. M. S., & Schumacher, A. A. (2016). Direito e inclusão da pessoa com deficiência:: uma análise orientada pela Teoria do Reconhecimento Social de Axel Honneth. Sociedade E Estado, 28(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5820