A Terra e seus Vários Sentidos:

por uma Sociologia e Etnologia dos moradores de fazenda na África do Sul contemporânea

Autores

  • Marcelo C. Rosa Universidade de Brasília / Professor

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Trabalhadores Rurais, África do Sul, Lutas por Terra, Sem Terras, Apartheid

Resumo

Este texto é resultado de pesquisas realizadas com o Landless People´s Movement, na África do Sul, e tem como tema a relação histórica estabelecida entre os trabalhadores rurais moradores de fazendas de brancos (denominados farm dwellers, em inglês, ou abahlali basimapulazini, em Zulu) e as terras em que vivem. A partir de dados bibliográficos, fontes documentais e pesquisa de campo, defendemos a hipótese de que essas pessoas compõem uma categoria fluida, do ponto de vista das políticas de restituição, de reforma e de direito à terra. Tratar-se-ia de uma categoria em que estariam entremeadas as consequências do apartheid, as transformações na agricultura, as religiões e as leis costumeiras. Trama e fluidez que constituem um problema para antropólogos e sociólogos que se aventuram a lidar com a questão, assim como para os próprios movimentos e ONGs que a representam. Tanto do ângulo das políticas, como dos textos de ciências sociais, esses trabalhadores encarnariam os dilemas de não serem vistos nem como suficientemente modernos, tampouco como tradicionais a ponto de garantirem status teórico no escaninho dos estudos sobre o campesinato e trabalhadores rurais ou no da Etnologia africana clássica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo C. Rosa, Universidade de Brasília / Professor

Professor do Departamento de Sociologia/UnB, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Coordenador do Laboratório de Sociologia Não-Exemplar.

Downloads

Publicado

25-02-2016

Como Citar

Rosa, M. C. (2016). A Terra e seus Vários Sentidos:: por uma Sociologia e Etnologia dos moradores de fazenda na África do Sul contemporânea. Sociedade E Estado, 27(2), 361–385. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5657

Edição

Seção

Artigos