A DECADÊNCIA DA CIDADE EUROPÉIA:

tendência social ou repetição de uma figura retórica?

Autores

  • Martin Gegner Universidade Humboldt de Berlim

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Cidade européia, Urbanismo, Teoria social

Resumo

Há décadas, a sociologia urbana discute a “decadência da cidade européia’’. Nas diagnoses de teóricos como Saskia Sassen ou Manuel Castells, a cidade européia é descrita como conceito antiquado que não tem futuro nas condiçoẽs da globalização. Ultimamente, na Alemanha, se pronuncia um novo sintoma desse desenvolvimento: o “encolhimento da cidade’’. De fato, os dados demográficos indicam uma diminuacão da população metropolitana. Mas... será que isso significa uma decadência? Em uma revisão crítica da sociologia urbana alemã contempôranea, o artigo discute se se trata de uma tendência social ou apenas mais uma variacão de uma figura retórica de uma disciplina científica em crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martin Gegner, Universidade Humboldt de Berlim

Doutorando em Sociologia na Universidade Téchnica de Berlim; docente na Universidade Humboldt de Berlim, no Departamento da Sociologia Urbana.

Downloads

Publicado

12-05-2011

Como Citar

Gegner, M. (2011). A DECADÊNCIA DA CIDADE EUROPÉIA:: tendência social ou repetição de uma figura retórica?. Sociedade E Estado, 21(3), 753–770. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5267