A TEORIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO:

um quadro de análise sobre a dominação masculina

Autores

  • Anne-Marie Devreux

Palavras-chave:

Relação social de sexo, Dominação masculina, Categorização de sexo, Teoria sociológica, Epistemologia

Resumo

Este artigo expõe o sistema conceitual elaborado na França, em torno do conceito de relação social de sexo. Mostra as ligações teóricas entre, de um lado, as modalidades de ação ou as atividades dessa relação social, isto é, a divisão sexual do trabalho, a divisão sexual do poder e a produção de categorias de pensamento sexuadas e, de outro lado, as propriedades formais das relações sociais de sexo: seu caráter transversal, sua dinâmica, seu caráter antagônico. Essas propriedades são ilustradas por meio dos resultados de pesquisas de campo efetuadas pela autora na área da família, do trabalho doméstico e da armada ou, ainda, a propósito da sexuação da memória. Igualmente, o artigo explicita a preferência da autora pelo conceito de relação social de sexo, relativamente ao conceito de relação social de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne-Marie Devreux

Doutora em Sociologia, Pesquisadora HDR (Habilitada a Dirigir Pesquisas) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Paris. Está ligada ao Laboratoire Cultures et Sociétés Urbaines, unidade mista CNRS e Universidade Paris 8.

Downloads

Publicado

18-05-2011

Como Citar

Devreux, A.-M. (2011). A TEORIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO:: um quadro de análise sobre a dominação masculina. Sociedade E Estado, 20(3), 561–584. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5182

Edição

Seção

Artigos