Pós-verdade ou pós-acadêmico: a transformação da ciência e a obsolescência da "realidade"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e51306

Palavras-chave:

pós-verdade, objetividade, explicação sociológica, Mauss, práticas

Resumo

As discussões sobre a pós-verdade apelam geralmente para uma noção de ciência como objetiva e, portanto, não ideológica. A objetividade foi, contudo, atacada como sendo, em si, uma ideologia, desenvolvendo-se nesse contexto uma ampla literatura sobre a existência de “epistemologias” alternativas capazes de revelar fatos que essa ideologia excluiria. O foco na questão do que é um fato leva à “pós-verdade”: essa questão, por sua vez, é tratada como ideológica. Mas isso é enganoso por duas razões. Por um lado, os tipos de fatos que supostamente seriam acrescentados por essas epistemologias alternativas fizeram sempre parte da sociologia. O desacordo não é, nesse sentido, sobre fatos, senão sobre a afirmação da validade dos pontos de vista. Por outro lado, a sociologia problematiza a ideologia como tal, sem afirmar nenhuma ideologia. Neste contexto, a abordagem aqui proposta oferece seu próprio enquadramento: passamos a compreender o que algo como “opressão” pode vir a significar – e o que significa para as pessoas envolvidas –, em termos da diferença entre nossas suposições e práticas, enraizadas na nossa forma de vida, e as delas.

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Biografia do Autor

Stephen Turner, University of South Florida

Distinguished University Professor at the Department of Philosophy, University of South Florida (USF), Tampa, Florida, United States of America

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https://www.rt.com/op-ed/532207-zizek-taliban-retake-afghanistan-reason/

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Publicado

16-08-2024

Como Citar

Turner, S. (2024). Pós-verdade ou pós-acadêmico: a transformação da ciência e a obsolescência da "realidade". Sociedade E Estado, 39(01), e51306. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e51306