Para além de centro e periferia? Repensando a sociedade do trabalho contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202338010010Palabras clave:
Sociedade do trabalho. Precariedade. Indignidade. Capitalismo. Classes sociais.Resumen
Esta resenha busca mostrar a contribuição do livro “A nova sociedade mundial do trabalho: para além do centro e periferia?” para compreender a sociedade do trabalho contemporânea. Fabrício Maciel lançou esta segunda edição em momento oportuno para retomar e renovar alguns debates sobre o aumento da precariedade a nível mundial e em especial no Brasil. A resenha traz os principais debates e contribuições de cada um dos oito capítulos, com foco na postura interpretativa do autor. A instigante e crítica releitura de grandes teóricos da sociologia e sua interpretação da sociedade do trabalho enquanto uma sociedade global é inovadora na sociologia do trabalho brasileira, bem como a incorporação do elemento da dignidade para se tratar do trabalho ora antes visto apenas como precário. Nesse sentido, este texto tem por objetivo aguçar a necessidade de aprofundamento da compreensão da sociedade do trabalho para além do nacionalismo metodológico que nos cerca.
Descargas
Citas
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, È. O novo espírito do capitalismo. 1ªed., São Paulo, Martins Fontes, 2009.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, SP: Editora Boitempo, 2016.
MACIEL, FABRÍCIO. Todo trabalho é digno? Um ensaio sobre moralidade e reconhecimento na modernidade periférica. In: SOUZA, J. (Org.). A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006.
MACIEL, Fabrício. O trabalho que (in) dignifica o homem. In: SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 3ª edição, 2018. p. 263 – p.300.
MACIEL, Fabrício. O Brasil-nação como ideologia: a construção retórica e sociopolítica da identidade nacional. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sociedade e Estado
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.