Da Sociologia Econômica à Sociologia da Empresa: para uma sociologia da empresa brasileira

Autores

  • Ana Maria Kirschner Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Cristiano Fonseca Monteiro Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Sociologia da Empresa, Sociologia Econômica, construção social do mercado, empresa e sociedade.

Resumo

Procuramos discutir teoricamente a noção de que a
ordem econômica e suas instituições, aí incluídas as empresas,
são construções sociais, passíveis, portanto, de serem
apreendidas sob outros olhares que não o de uma racionalidade
exclusivamente formal de caráter econômico. São apresentados
também alguns temas que têm sido tratados por cientistas
sociais, em um esforço no sentido de criar uma Sociologia da
Empresa brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Kirschner, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ

Cristiano Fonseca Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Professor substituto de Sociologia, na Universidade Estadual do Ceará.

Referências

BAUER, Michel. Les patrons de PME entre le pouvoir, l’entreprise et la

famille. Paris: Inter Editions, 1993.

BERNOUX, Philippe. La sociologie des organisations. Paris: Seuil, 1985.

BOSCHI, Renato Raul. O Executivo e a redefinição das relações público/

privado no Brasil: um novo corporativismo? Versão preliminar do

artigo realizado na Cátedra Sérgio Buarque de Hollanda, na École de

Hautes Études en Sciences Sociales. Paris, 2002.

CAPPELLIN, Paola; GIULIANI, Mario. Os herdeiros: estudo de caso das

empresas de porte médio da região serrana do Rio de Janeiro. In:

KIRSCHNER, A. M.; GOMES, E. (Orgs.). Empresa, empresários e

sociedade, Rio de Janeiro: Sette Letras, FUJB, 1999.

DINIZ, Eli. Corporativismo em transição. In: Crise, reforma do Estado e

governabilidade. Rio de Janeiro: FGV, 1996.

DINIZ, Eli; BOSCHI, Renato. Brasil: um novo empresariado? Balanço de

tendências recentes. In: DINIZ, E. (Org.). Empresários e modernização

econômica: Brasil anos 90. Florianópolis: UFSC/IDACON, 1993.

FRANCFORT, Isabelle, OSTY, Florence, SAINSAULIEU, Renaud,

UHALDE, Marc. Les mondes sociaux de l’entreprise. Paris: Desclée

de Brouwer, 1995.

FLIGSTEIN, Neil. Mercado como política : uma abordagem político-cultural

das instituições de mercado. Contemporaneidade e Educação, n. 9,

p. 26-55, 2001.

GOMES, Eduardo; GUIMARÃES, Fabrícia. Empresários, o Brasil em

reformas e o corporativismo em transição: um estudo sobre o PNBE –

Pensamento Nacional das Bases Empresariais. In: KIRSCHNER, A.

M.; GOMES, E. (Orgs.). Empresa, empresários e sociedade. Rio de

Janeiro, Sette Letras, 1999.

GRANOVETTER, Mark. La force des liens faibles. In: GRANOVETTER,

Mark. Le marché autrement: essais. Paris: Desclée de Brouwer, [1973]

_______. L’ancienne et la nouvelle sociologie économique: histoire et

programme. [1973] 2001.

_______. Luncheon roundtable on the “New Sociology of Economic Life”,

Washington D.C., ASA Meetings, 1985a (mimeogr.). Apud Swedberg,

_______. Economic action and social structure: the problem of embeddedness.

American Journal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481-510, 1985b.

INGHAM, Geoffrey. The ‘New Economic Sociology’. Work, employment and

society, v. 10, n. 3, p. 549-564, 1996.

KIRSCHNER, Ana Maria. Empresários brasileiros dos anos 90: sucessão e

mudança de mentalidade? In: KIRSCHNER, A. M.; GOMES, E.

(Org.). Empresa, empresários e sociedade. Rio de Janeiro: Sette

Letras, 1999.

_______. Les entrepreneurs face à l’intervention et au retrait de l’Etat :

l’industrie du blé au Brésil - 1967/1992. Paris, 1995. Tese (Doutorado)

– Institut de Hautes Etudes de l’Amérique Latine, Université Paris III.

_______. Globalização e grandes empresas familiares brasileiras. Empresa,

empresários e sociedade II, Escola de Engenharia, UFF, 30 e 31 out.

KIRSCHNER, Ana Maria; LEOPOLDI, Maria Antonieta P. Dilemas e

perspectivas das empresas e dos empresários. Gazeta Mercantl, maio,

KIRSCHNER, Ana Maria; MONTEIRO, Cristiano Fonseca. Notas

introdutórias a uma Sociologia da Empresa no Brasil.

Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 9, 2001.

LEOPOLDI, Maria A. Política e interesses: as associações industriais, a

política econômica e o Estado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.

LÉVESQUE, Benoît; BOURQUE, Gilles L.; FORGUES, Éric. La Sociologie

Économique de langue française: originalité et diversité des approches.

Cahiers Internationaux de Sociologie, n. 103, p. 265-294, 1997.

LIU, Michel. L’autonomie des entreprises dans le champ social. In:

SAINSAULIEU, R. (Org.). L’entreprise: une affaire de société. Paris,

Fondation Nationale de Science Politique/Réference, 1992.

MEDEIROS, Marcos, Organizações empresariais e o modelo brasileiro de

relações de trabalho: o caso da CNI (1988/1998). Rio de Janeiro,

Dissertação (Mestrado) – IFCS/UFRJ.

MINELLA, Ari. O discurso empresarial no Brasil: com a palavra os senhores

banqueiro$. Ensaios FEE, v. 14, n. 2, p. 505-546, 1994.

MONTEIRO, Cristiano. A trajetória da Varig do nacionaldesenvolvimentismo

ao consenso neoliberal. Estudo de caso sobre a

relação entre empresa e sociedade. Rio de Janeiro, 2000. Dissertação

(Mestrado) – IFCS/UFRJ.

NEVES DA COSTA, Paulo R. A associação comercial de São Paulo: entre

entidade de classe e organização prestadora de serviços. In:

KIRSCHNER, A. M.; GOMES, E. (Orgs.). Empresa, empresários e

sociedade II. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense,

OLIVEIRA, Renata Ribeiro de. Inovações empresariais no espaço rural do

Rio de Janeiro. In: KIRSCHNER, A. M.; GOMES, E (Orgs.). Empresa,

empresários e sociedade. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.

POLANYI, Karl. The great transformation: the political and economic

origins of our time. Boston: Beacon Press, 1944.

POLANYI, Karl.; ARENSBERG, Conrad; PEARSON, Harry (Orgs.). Trade

and market in the Early Empires: Economics in History and in Theory.

New York: The Free Press, 1957.

ROMANANTSOA, Bernard. L’autonomie stratégique de l’entreprise. In,

SAINSAULIEU R. (Org.). L’entreprise: une affaire de société. Paris:

Fondation Nationale de Science Politique/Réference, 1992.

RODRIGUES, Léa C. O Banco do Brasil e as construções simbólicas sobre

a idéia de nação. Mosaico, Revista de Ciências Sociais, v. 1, n. 2, p.

-133, 1999.

SAINSAULIEU, Renaud; SEGRESTIN, Denis. Vers une théorie sociologique

de l’entreprise? Sociologie du Travail, v. 28, n. 3, 1986.

SAINSAULIEU, Renaud. Sociologie de l’entreprise: organisation, culture

et développement. Paris: Presse de Sciences Po et Dalloz, 1997.

SMELSER, Richard; SWEDBERG, Richard. The sociological perspective

on the Economy. In: SMELSER, Richard; SWEDBERG, Richard

(Orgs.). The handbook of Economic Sociology. Princeton: Princeton

University Press/New York, Russell Sage Foundation, 1994.

SWEDBERG, Richard. Une histoire de la Sociologie Économique. Paris:

Desclée de Brouwer, 1994.

. Vers une nouvelle sociologie économique: bilan et perspectives.

Cahiers Internationaux de Sociologie, v. 103, p. 237-263, 1997.

SWEDBERG, Richard; GRANOVETTER, Mark. Introduction. In:

SWEDBERG, R.; GRANOVETTER, M. (Orgs.). The sociology of

economic life. Boulder: Westview Press, 1992.

SWEDBERG, Richard (Org.). Economics and Sociology: redefining their

boundaries: conversations with Economists and Sociologists.

Princeton: Princeton University Press, 1990.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Kirschner, A. M. ., & Monteiro, C. F. . (2022). Da Sociologia Econômica à Sociologia da Empresa: para uma sociologia da empresa brasileira. Sociedade E Estado, 17(01), 79–103. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44646