Ciberespaço: novas formas da interação social
Palavras-chave:
Comunicação, produção do espaço, ciberespaço, informatização, interação socialResumo
O ciberespaço se constitui em novas formas da comunicação que transformam e ampliam a interação entre os homens. O objetivo de nossa reflexão foi compreender como a comunicação transforma relações de produção e troca e muda as formas do espaço. O desenvolvimento da análise procura identificar as transformações em curso, que regem as relações que definem as novas formas da produção, apropriação e gestão dos espaços. O núcleo central da formulação está na relação conhecimento e ação, quando o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e informação pode capacitar as nações a produzir, acumular e difundir o conhecimento o que conduz para uma ação de indivíduos inteligentes que escrevem o desenvolvimento social.
Downloads
Referências
Arendt, Hanna (1993) A dignidade da política. Rio de Janeiro: Relume Dumará. Aftel (1995) Internet, les enjeux pour la France. Paris: Ajour.
Egler, Tamara Tania Cohen (1997) “Espaço e difusão do conhecimento”, Io Encontro de Editoria Científica em Estudos Urbanos e Regionais. Itamontes.
_________(1996) “Cidade virtual”, Estado de São Paulo: Caderno Especial, outubro. _________(1995) “Educar para a Cidade: ação comunicativa e planejamento”. XIX Encontro Anual da ANPOCS.
Habermas, Jurgen (1987) “A nova intransparência. A crise do bem estar social e o esgotamento de energias utópicas”. Novos estudos Cebrap, n° 18.
Harvey, David (1992) A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola.
Ianni, Octávio (1996) “Cidade e modernidade”. Seminário Espaço e tempo: inovações tecnológicas na vida cotidiana. Rio de Janeiro: 1PPUR/ANPUR.
Kehl, Maria Rita (1991) “Imaginar e Pensar” in Novaes, Adauto, Rede Imaginária, Televisão e democracia. São Paulo: Companhia das Letras.
Lefèbrvre, Henri (1969) Introdução à modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra Levy, Pierre. (1993) As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34. __________(1995) Q’uest-ce que le virtuell Paris: Sciences et societé, Editions de la Découverte.
Miège, Bernard (1995) La pensée communicationnelle. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble.
Nora, D (1996) Les conquerants du cybermonde. Paris: Calmann-Levy.
Palácios, Marcos (1996) “Cotidiano e sociabilidade no ciberespaço: apontamentos para a discussão”. O indivíduo e a mídia. Rio de Janeiro: Diadorim.
Randolph, Randolph (1994) “Gestão comunicativa versus gestão participativa: novas formas de responsabilidade política ou velhas irresponsabilidade”. XVIII Encontro Nacional da ANPOCS, Caxambú.
Ribeiro, Ana Clara Torres (1993) “Mutações na sociedade brasileira: seletividade em atualizações técnicas” in Santos Milton e alli. O novo mapa do mundo. São Paulo: Hucitec, ANPUR.
Santos, Milton (1994) Técnica, espaço e tempo. Globalização e meio ambiente, científico informational. São Paulo: Hucitec.
_________(1996) Palestra proferida no Seminário Espaço e tempo: inovações tecnológicas na vida metropolitana. Rio de Janeiro: ANPUR/IPPUR.
Sfetz, Lucien (1988) Critique de la communication. Paris: Le Seuil. Sodré,Muniz (1992) O social irradiado. São Paulo: Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sociedade e Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.