A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália

Authors

  • Flávio Sacco dos Anjos Universidade Federal de Pelotas
  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.32030010

Keywords:

redes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo.

Abstract

A última década esteve marcada pelo surgimento do que a literatura internacional refere como redes agroalimentares alternativas (AFN), as quais são regidas por uma outra lógica que se opõe ao regime da grande distribuição e das grandes cadeias de suprimento. Uma das mais importantes experiências de AFN europeia é o Projeto Campagna Amica, levado a efeito pela principal confederação sindical agrária italiana (Coldiretti). Desde a sua criação, em 2009, a ênfase tem sido no sentido de reconstruir as relações entre produtores e consumidores através de um processo de aproximação que se desenvolve dentro de mercados de venda direta de produtos agroalimentares. A ênfase desse estudo é mostrar as nuances que ensejam o seu surgimento, mas também as contradições, ambivalências e os desafios desse processo de construção social da qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávio Sacco dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas

Professor Titular no Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal de Pelotas-RS.

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas

Socióloga, Mestre em Ciências, Doutora em Agronomia, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas, RS.

Published

2018-02-23

How to Cite

Anjos, F. S. dos, & Caldas, N. V. (2018). A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália. Sociedade E Estado, 32(3), 771–789. https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.32030010

Issue

Section

Artigos