Antes de Habermas, para além de Habermas:

uma abordagem pragmatista da democracia deliberativa

Autores/as

  • Ricardo Fabrino Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Democracia deliberativa, Pragmatismo, Habermas, Dewey

Resumen

Este artigo procura defender uma abordagem pragmatista de democracia deliberativa. Inicialmente, argumenta-se que as cinco principais contribuições que os deliberacionistas atribuem a Habermas já se encontravam desenvolvidas em expoentes do pragmatismo clássico. Trata-se: (1) do desenvolvimento de uma teoria democrática baseada em uma concepção ampla de política, na participação e na tentativa de ultrapassar as perspectivas ditas realistas; (2) da construção de uma teoria democrática não agregativa, centrada em intercâmbios comunicativos; (3) da conexão entre discurso e razão, que abre caminho para a consideração simultânea de particular e universal; (4) da proposição de uma ética do discurso que capaz de lidar com a questão do pluralismo; e (5) da estruturação de uma abordagem sistêmica fundada em públicos descentrados. Na sequência, o artigo desenvolve contribuições específicas do pragmatismo, argumentando que ele pode oferecer um viés discursivo radical aos deliberacionistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Fabrino Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de produtividade do CNPq e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. Algumas de suas publicações recentes apareceram em: Constellations, Critical Policy Studies, Political Studies, Policy & Society, Brazilian Political Science Review, Opinião Pública, Dados, RBCS, Lua Nova e Revista de Sociologia e Política. 

Cómo citar

Mendonça, R. F. (2016). Antes de Habermas, para além de Habermas:: uma abordagem pragmatista da democracia deliberativa. Sociedade E Estado, 31(3), 741–768. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6170