Dossiê: Ciência, inovação e sociedade: novas abordagens temáticas

Autores/as

  • Elizabeth Balbachevsky Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas / Professora

Resumen

Os trabalhos reunidos para este dossiê foram apresentados e discutidos no último Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais ”“ ANPOCS, em 2011, como parte das apresentações do GT Universidade, Ciência, Inovação e Sociedade. No seu conjunto, eles apontam para questões centrais do debate sobre as complexas interações que se estabelecem entre ciência, inovação e o ambiente universitário, e expressam algumas das linhas de pesquisa mais recentes nessa área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizabeth Balbachevsky, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas / Professora

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é livre docente pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e professora associada no mesmo Departamento. Desenvolve pesquisas na área de políticas de ciência, inovação e ensino superior, além de estudos na área de comportamento político.É vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP), e associada ao HEG, Higher Education Group, Universidade de Tampere, Finlândia. É pesquisadora principal do projeto PRONEX (FAPESP/CNPq) "Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política", onde coordena a área de pesquisa em políticas de educação. É Membro do Comitê Científico do Programa de Mestrado Europeu em Pesquisa e Inovação em Ensino Superior (MARIHE - Master Program in Research and Innovation in Higher Education) e professora da disciplina Systems in Transition. O mestrado MARIHE, apoiado pelo programa Erasmus Mundus, da União Européia, é organizado pelo consórcio de Universidades: Danube University Krems/Austria, University of Tampere/Finlandia, University of Applied Sciences Osnabrück/Alemanha e Beijing Normal University/China. É editora regional para América Latina da nova Enciclopédia Internacional de Ensino Superior (Encyclopedia of Higher Education, Dordrecht, SPRINGER) Entre 2005 e 2006 foi bolsista da Fundação Fulbright no Programa New Century Scholars, realizando um estudo comparado sobre o impacto da globalização nas políticas de ensino superior em países emergentes. Em 2007 passou a integrar a rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession - CAP project - que reúne pesquisadores de 19 países para estudar as respostas do ambiente acadêmico aos desafios colocados pelo processo de globalização e pelas reformas nas políticas de ensino superior. No presente, coordena, junto com o Prof. Timo Arrevaara (Universidade de Helsinki) e o Prof. Jung Cheol Shin (Universidade Nacional da Coréia), o novo projeto da Rede internacional de pesquisa CAP, voltada para o estudo comparado dos impactos da sociedade do conhecimento nas dinâmicas internas das universidades. A rede CAP reúne pesquisadores de 14 países, de todos os continentes. Entre 2011 e 2012 foi vice coordenadora do GT "Universidade, Ciência, Inovação e Sociedade", da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), grupo de permanece ativo até o presente.

Publicado

2012-01-01

Cómo citar

Balbachevsky, E. (2012). Dossiê: Ciência, inovação e sociedade: novas abordagens temáticas. Sociedade E Estado, 27(1), 19–24. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5635