Solidariedade política e constituição de sujeitos:

a atualidade dos movimentos sociais

Autores

  • Samira Kauchakje

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Participação social, Solidariedade política, Ator social

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa sobre movimentos sociais no Brasil e debate sobre a possível centralidade dos mesmos na atualidade. Para tanto, apresenta aspectos conceituais e da historicidade dos movimentos sociais e discute a relação entre eles e a participação social na atualidade. O objetivo é discutir esses movimentos como matriz que contribui para melhorar a qualidade cívica de outras formas de participação social, tais como: conselhos, fóruns e organizações não-governamentais (ONGs). Esta discussão encaminha a conclusão no sentido de compreender o significado dos movimentos sociais atuais para a constituição da sociedade, considerando, especialmente, a consolidação da solidariedade política e a constituição de sujeitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Kauchakje

Docente no mestrado em Gestão Urbana e nos cursos de Sociologia e Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Públicas e Movimentos Sociais nessa universidade. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1997). Tem publicações nos seguintes temas: políticas públicas, direitos, participação social e proteção social.

Downloads

Publicado

27-04-2011

Como Citar

Kauchakje, S. (2011). Solidariedade política e constituição de sujeitos:: a atualidade dos movimentos sociais. Sociedade E Estado, 23(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5424

Edição

Seção

Artigos