Que é artificação?

Autores

  • Roberta Shapiro

Palavras-chave:

Arte, Mudança cultural, Cultura, Mudança social

Resumo

Há um aumento constante na produção de arte na sociedade e na pesquisa sobre arte e cultura dentro das ciências sociais. Conseqüentemente, parece apropriado propor a artificação como um campo novo para a Sociologia da Arte e da mudança social e cultural. A artificação é a transformação da não-arte em arte. Isto consiste em um processo social complexo da transfiguração das pessoas, das coisas e das práticas. A artificação não somente tem a ver com mudança simbólica, deslocamento de hierarquias e legitimidade, mas, implica, também modificações muito concretas nos traços físicos e nas maneiras das pessoas, nas formas de cooperação e organização, nos bens e nos artefatos que são usados, etc. Esses processos redefinem os limites entre a arte e a não-arte, e reconstróem mundos sociais novos. Neste artigo, são utilizados como exemplos de artificação o hip-hop, a fonografia, a gravura, a água-forte, o trabalho industrial e a arte primitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Shapiro

Socióloga e chefe de pesquisa do Laboratório de Antropologia e História do Instituto de Cultura (LAHIC IA 8177), Centro de Estudos do Emprego (CEE), Paris ”“ França.

Downloads

Publicado

29-04-2011

Como Citar

Shapiro, R. (2011). Que é artificação?. Sociedade E Estado, 22(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5322

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)