O domínio da cultura (reflexões preliminares sobre algumas mudanças do nosso tempo)
Palabras clave:
Cultura, cultura industrial, mundialização e tecnologia.Resumen
Pode-se dizer que a sociologia da cultura se restringia à arte e à literatura e que agora essa situação começa a mudar, em consequência de uma serie de fatores, entre eles, o fato de que a sociologia se vê desafiada a enfrentar as mudanças da contempo- raneidade, para os quais a cultura parece ser a melhor chave de compreensão. Um desses fatores é a revolução tecnológica, que inclui a articulação entre as comunicações e a informática, gerando consequências no modo de operação do mercado, em novas formas de sociabilidade, na ação política e sobretudo na esfera cultural. Nos dirigimos para uma sociedade fortemente centrada no campo da comunicação e seus correlatos: diversões, turismo, consumo, na qual a esfera cultural perde autonomia frente à economia, que a descobre como campo privilegiado de acumulação de capital, o que altera o ethos de toda uma época. O domínio da cultura na contemporaneidade aponta para o fato de que o mundo do consumo produz uma ética, organiza o campo simbólico, estabelece padrões de conduta, constrói mecanismos de identidade social.
Descargas
Citas
Chauí, Marilena. (1999) “Fantasias da Terceira Via”. Folha de São Paulo. Mais!, 19/12/1999. Cohn, Gabriel. (1973) Sociologia da comunicação. Teoria e ideologia. São Paulo: Pioneira.
Heller, A. e Fehér, F. (1998) A Condição Política Pós-Moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Mills, C. Wright. (1968)Â Elite do Poder. 2a edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Moreira, Roberto S. C. (1979) Teoria da Comunicação. Ideologia e Utopia. Petrópolis: Vozes. Ricoeur, Paul. (1991) Ideologia e Utopia. Lisboa, Edições 70.
Santos, Milton. (1999) “A Revolução Tecnológica, a experiência da escassez e os limites da globalização atual”. Discurso proferido na ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causada Universidade de Brasília,em 11/11/1999.
Williams, Raymond. (1992) Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Sociedade e Estado
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.