A interpretação sociológica do esoterismo contemporâneo

Autores

  • Franz Hollinger Universidade de Graz
  • Adriana Valle-Hollinger Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

esoterismo, racionalidade, irracionalidade, magia, simbólico.

Resumo

Muitos cientistas sociais têm explicado a crescente popularidade das práticas esotéricas como uma reação à preponderância da racionalidade instrumental nas sociedades modernas industrializadas. Vários deles consideram o movimento esotérico como um retorno aos modos de pensamento e de ação mágicos e irracionais, que não seriam capazes de produzir resultados previsíveis. Neste artigo, apresentamos investigações antropológicas dos rituais de magia tradicional e interpretações psicológicas das práticas esotéricas, as quais sugerem uma visão diferente destas práticas. Por um lado, a magia tradicional e os métodos esotéricos são baseados em ações simbólicas que direcionam a mente humana em uma certa direção e, assim, em certas circunstâncias, são capazes de produzir os efeitos desejados. Por outro lado, as técnicas esotéricas fazem uso do êxtase e de técnicas de contro le do corpo por meio das quais energias psíquicas particulares podem ser provocadas. Na última seção, discutiremos o uso dos métodos esotéricos pelo movimento New Age, argumentando que ambos princípios do esoterismo — os símbolos e as ações simbólicas e as técnicas de êxtase e de controle das funções corporais — podem ter efeitos positivos sobre o corpo e a mente humanos, se as respectivas técnicas são aplicadas da maneira apropriada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franz Hollinger, Universidade de Graz

Professor da Universidade de Graz

Adriana Valle-Hollinger, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora pela UnB, pesquisadora em Graz, Áustria

Referências

Adorno. Theodor W. (1970). The Stars down on Earth. Frankfurt/M.: Gesammelte Schriften, Band 9.2.

Bandeira, Lourdes et alii. (1998). As mediações entre os novos significados e os adeptos nos grupos místico-esotéricos no Distrito Federal. Trabalho apresentado nas VIU Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. São Paulo: Universidade de São Paulo, de 22 a 25 de setembro.

Barker, Eileen (1989). New religious movements. London: E. Mellen.

Berger, Peter, Berger. Brigitte & Dreitzel, Hans Peter (1973). The homeless mind. New York: Random House.

Bochinger, Christoph (1994). New Age und modeme religion. Muenchen: Chr. Kaiser. Campbell, Joseph (1992). As máscaras de Deus: mitologia primitiva. São Paulo: Palas Athena. Cassirer, Ernst (1972). Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva.

Durkheim, Emile (1989). As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Paulinas.

Eliade, Mircea (1998). O xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase. São Paulo: Martins Fontes.

Evans-Pritchard, E. E. (1978). Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Zahar.

Fraas. H. Juergen (1990). Die religiositat desMenschen. Goettingen: UTB.

Frazer, James George (1982). O ramo de ouro. São Paulo: Círculo do Livro.

Gehlen, Arnold (1964). Urmensch und Spãtkultur. Frankfurt/M: Fischer.

Giddens, Anthony (1991). As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

Gill, Robin, Hadaway, C. Kirk e Marler, Penny Long (1998). “Is religious belief declining in Britains?”in Journal for the Scientific Study ofReligion, 37/3, pp. 507-516.

Gross, Werner (1996). Psychomarkt - Sekten - Destruktive Kulte. Bonn.

Gugenberger, Eduard & Schweidlenka, Roman (1992). Missbrauchte sehnsuechte. Esoterische wege zum heil. Wien: Verlag fuer Gesellschaftskritik.

Haack, Wilhelm (1993). Europasneuereligionen. Sekten-Gurus-Satanskult. Freiburg: Deutscher Taschenbuchverlag.

Hanegraaff, Wouter J. (1996). “New Age Religion and Western Culture Esotericism” in The mirror of secular thought. New York: E. J. Bril; Leiden: Koeln.

Hemminger, Hansjõrg (ed.) (1987). Die riickkehr der Zauberer. New Age. Eine Kritik: Reinbek bei Hambur.

Hervieu-Leger, Daniele (1993). “Present-day emotional renewals. The end of secularization or the end of religion?” in Swatos Jr., William H. (ed.). A future for Religion? London: Newbury Park - Delhi, pp. 129-148.

Hollinger, Franz (1996). “Volksreligion und Herrschaftskirche. Die Wurzeln des religioesen Verhaltens” in Westlichen Gesellschaften. Opladen: Leske & Budrich.

-------------------(1999). “Astrologie, yoga und politik. New Age und politische orientierungen bei Studentlnnen” in Soziale Welt, 50/1, pp. 51-66.

Jung, Carl Gustav (1969). El hombre y sus símbolos. Madrid: Aguilar.

K losinski, Gunter (1996). Psychokulte, was sektenfurjugendliche so attraktiv macht. Muenchen: C. H. Beck,.

Knoblauch, Hubert (1991). “Das unsichtbare zeitalter. ‘New Age’, privatisierte Religion und Kultisches Milieu” in KôlnerZeitschriftfur Soziologie undSoziologie und Sozialpsychologie, 41/4, pp. 504-525.

---------------------- ( 1993). ‘“Neues Paradigma’ oder ‘NeuesZeitalter’. FritjofCapras moralisches Unternehmen und die ‘“New Age-Bewegung’” in Kõlner Zeitschriftfitr Sozialpsychologie und Sozialpsychologie. Sonderheft 33, pp. 249-270.

Küenzlen, Gottfried (1987). “Das unbehagen nader modeme: Der kulturelle und gesellschaftliche Hintergrund der New Age-Bewegung” in Hemminger, Hansjõrg (ed ). Die Riickkehr der Zauberer. New Age. Eine Kritik. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, pp. 187-222.

Lévi-Strauss, Claude (1985). Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Lorenzer, Alfred (1992). Das konzil der buchhalter. Frankfurt: Fischer.

Mauss. Marcel (1974). Soziologie und anthropologie 1. Frankfurt: Suhrkamp.

Me Guire, Meredith B. (1987). “Ritual, symbolism and healing” in Social compass 34/4, pp. 365-379.

Mongardini, Carlo (1987). “Über dis soziologische bedeutung des magischen denkes” in Zingerle, A, & Mongardini, C. Magie undModeme Berlin, Gudrian & Hoppe.

Runggaldier,E. (1996). Philosophie der esoterik. Berlin: Kohlhammer.

Ruppert, Hans-Jurgen (1987). “Aites Denken auf neuen Wegen: New Age und Esoterik” in Hemminger, Hansjorg (ed.). Die ruckkehr der zaubereer, New Age, Eine Kritik. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, pp. 60-84.

Siqueira, Deis (1999). “Práticas místicas e esotéricas na capital do Brasil: A construção do sujeito — objeto de investigação” in Série Sociológica n? 158. Brasília: Universidade de Brasília.

Stark. Rodney, Bainbridge, William Sims (1985). The future of religion. Londres: Berkeley; Los Angeles: University of California Press.

Vivelo, Frank Robert (1981). Handbuch der kulturanthropologie. Stuttgart: Klett-Kotta.

Weber, Max (1978). Hinduismus and Buddhismus. Tuebingen: J. C. B. Mohr.

------------------- (1982a). “A ciência como vocação” in Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar.

------------------(1982b). “Rejeições do mundo e suas direções” in Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar.

------------------(1991). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Hollinger, F. ., & Valle-Hollinger, A. . (2022). A interpretação sociológica do esoterismo contemporâneo. Sociedade E Estado, 14(01), 45–62. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44331

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.